fbpx


4 dicas para deixar os doces típicos de festa junina mais saudáveis

Postado em 26 de junho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Dá para fazer a festa em casa com quitutes caseiros muito saborosos

Junho é um mês em que, tradicionalmente, são comemorados em todo o Brasil os arraiais. Repletas de muita comida e dança, essas festas garantem diversão para todos os gostos e idades. E mesmo em tempos de pandemia em que as saídas não são recomendadas para evitar o risco de contágio do novo coronavírus, é possível preparar doces típicos de festa junina e outros quitutes tradicionais da data em casa. E o melhor de tudo é que você pode testar receitas novas e que levem menos ingredientes industrializados, para deixar sua comemoração mais leve e saudável.

A seguir, listamos algumas dicas:

Como deixar os doces típicos de festa junina mais saudáveis

Se for ao supermercado comprar ingredientes para cozinhar em casa, não se esqueça de higienizar as compras ao chegar em casa.

As festas juninas são famosas pelas comidas típicas | Imagem: Shutterstock

Menos açúcar

Muitos alimentos como curau, pé de moleque e pé de moça levam açúcar na receita. O Ministério da Saúde sugere trocar o ingrediente por outras opções. Experimente usar mel, melaço, xilitol ou rapadura para adoçar esses doces típicos de festa junina. No nosso site, você confere alguns substitutos do açúcar para suas preparações.

Mais canela

Ingrediente comum em sobremesas como o arroz doce e a canjica, a canela é uma especiaria que pode ajudar a dar mais sabor às receitas, disfarçando a falta do açúcar ou leite condensado nelas. Além disso, a canela pode ajudar no controle do diabetes, segundo um estudo publicado pelo Clinical Nutrition.

Troque os industrializados

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, é importante minimizar o máximo possível o uso de alimentos industrializados na alimentação diária. Por isso, ao preparar pratos como curau e pamonha, opte por utilizar o milho na espiga, e não o enlatado. Cozinhando em casa, você também evita o uso de conservantes e edulcorantes. E para não ficar sem doces típicos de festa junina na sua comemoração caseira, aprenda aqui a fazer uma paçoca mais saudável em casa.

Pratique mindful eating

Consuma as receitas juninas sem pressa, aproveitando cada mordida e, se possível, compartilhando com a sua família. Comer com atenção plena (mindful eating), segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, é importante para diminuir a quantidade de alimentos processados à mesa e ajudar na saciedade. Veja 4 dicas para comer conscientemente aqui.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Guia Alimentar para a População Brasileira, Ministério da Saúde, 2014.

É possível curtir as festas juninas se alimentando de maneira saudável. Ministério da Saúde, 2017.

Assine nossa newsletter: