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Comer sozinho faz mal ao coração?

Postado em 28 de janeiro de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Fazer as refeições isoladamente pode afetar a saúde física e mental

Com a correria na rotina, muita gente acaba tendo que almoçar isolado da família e dos amigos, sem tempo para arrumar a mesa e para apreciar o momento em questão. Porém, um estudo feito pela Sociedade Norte-Americana de Menopausa apontou que o hábito de comer sozinho pode fazer mal ao coração.

A pesquisa foi feita em um grupo de mulheres mais velhas e buscou entender as principais causas relacionadas ao surgimento do risco de doenças cardiovasculares. Para isso, eles avaliaram a importância de se fazer refeições ao lado de outra pessoa como um dos possíveis fatores influenciáveis na saúde.

Os cientistas observaram que o número de pessoas que seguem o hábito de comer sozinho cresceu por uma série de questões nos últimos anos, como o isolamento social da Covid-19, a maior presença de famílias unipessoais e a expansão de aplicativos e serviços de delivery para a praticidade na hora das refeições.

As consequências de comer sozinho

comer sozinho

Imagem: Shutterstock

Estudos anteriores evidenciaram que as refeições sem companhia poderiam levar a um aumento da obesidade abdominal, da pressão arterial elevada e em problemas de saúde mental como depressão.

E como resultado dessa pesquisa, as mulheres mais velhas que comiam isoladamente também tinham menor conhecimento e ingestão nutricional, optando pelo consumo de menos fontes de energia, carboidratos, fibra alimentar, sódio e potássio do que aquelas que comiam com outras pessoas.

Além disso, as mulheres mais velhas que comeram sozinhas tiveram 2,58 vezes mais chances de ter angina, um tipo de dor no peito causada pela redução do fluxo sanguíneo para o coração, considerado como um sintoma de doença arterial coronariana.

Atenção plena e diária

Para evitar que tais fatores persistam tanto entre as mulheres mais velhas quanto em outros grupos de pessoas, é importante adotar hábitos saudáveis no dia a dia. Praticar o mindful eating, também chamado de “ato de comer com atenção plena”, pode ajudar na saúde mental e prevenção desses sintomas.

Outra dica é manter-se longe de aparelhos e dispositivos eletrônicos na hora da refeição, e sempre que possível, fazer pausas pequenas entre uma garfada e outra, para sentir mais aromas, texturas e sabores dos alimentos.

Saiba mais sobre mindful eating a seguir:

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*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Can eating alone be bad for your heart? The North American Menopause Society (NAMS), 2021.

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