4 mudanças na hora de comer que podem salvar o planeta

Postado em 5 de junho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Veja dicas para deixar o seu dia a dia mais sustentável

Cuidar do planeta é um dever social e que todo mundo pode ajudar, fazendo a sua parte. E se você acha que a sua alimentação não está relacionada à sustentabilidade, está enganado. Desde a escolha do que vai comprar até a forma pelo qual o alimento será consumido são questões a serem levadas em conta na hora de preservar o meio ambiente.

Hoje em dia, há dietas como a plant based, por exemplo, que preza por evitar o consumo diário de proteínas animais, como a carne bovina, para diminuir os impactos causados à natureza. Mas, além dela, pequenas atitudes também podem ajudar. Veja como fazer a sua parte segundo dicas do Guia Alimentar da População Brasileira do Ministério da Saúde:

Escolhas ao comer para salvar o planeta

Nossos hábitos diários, como comer, têm impactos sobre o meio ambiente. Por isso, precisamos fazer escolhas conscientes.

Mulher comprando verduras. Ela usa uma sacola de algodão e coloca verduras em outra sacola de algodão.

Ao fazer suas compras, use sacolas retornáveis e proteja o meio ambiente | Imagem: Shutterstock

Priorize alimentos orgânicos

O alimento, de origem vegetal ou animal, que vem de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais e que é produzido sem o uso de agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos é chamado de orgânico. Priorize a compra deles quando possível, que também costumam ser mais frescos e suculentos.

Incentive pequenos produtores

Segundo o Guia Alimentar da População Brasileira, quanto mais pessoas buscarem por alimentos orgânicos e de base agroecológica, maior será o apoio que os produtores da agroecologia familiar receberão e mais próximos estaremos de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. Por isso, compre alimentos em feiras e de pequenos comerciantes para ajudar na agricultura familiar.

Leia também: A dieta sustentável funciona?

Consuma alimentos menos processados

De acordo com o Guia, alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade, são a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e que promove um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. A lista desses alimentos inclui grãos, tubérculos e raízes, legumes e verduras, frutas, leite, ovos, peixes e carnes.

Evite descartáveis ao comer para salvar o planeta

Para proteger o meio ambiente, a recomendação do Guia Alimentar da População Brasileira é utilizar utensílios não descartáveis como copos de vidro ou canecas de louça para tomar água, café ou chá. Outra opção é ter à mão cantis ou pequenas garrafas com água fresca quando se está fora de casa.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Guia Alimentar para a População Brasileira, 2014.

Assine nossa newsletter: