4 plantas medicinais para aliviar a dor nos rins

Postado em 3 de fevereiro de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Veja como a fitoterapia pode ajudar na saúde renal

Aos primeiros sinais de dores na região lombar, é preciso ficar atento, pois pode ser que sua saúde renal esteja com problemas. E após uma consulta médica e os devidos exames, que tal utilizar plantas medicinais a seu favor para aliviar a dor nos rins?

Por meio de chás e infusões, existem benefícios que a fitoterapia pode oferecer para quem está com uma dor incessante nos rins, especialmente para quem está com cálculo renal.

Quer conhecer quais plantas podem ser úteis nesse alívio? Listamos quatro delas a seguir, baseado em estudos científicos:

Conheça as plantas medicinais para aliviar a dor nos rins

Plantas medicinais para os rins

Imagem: Shutterstock

Quebra-pedra

Como o próprio nome aponta, a quebra-pedra (Phyllanthus niruri) é uma planta usada no preparo de infusões para desobstruir os canais renais. Segundo a ciência, sua ingestão é capaz de aumentar a excreção urinária de nutrientes como magnésio e potássio e diminuir o ácido úrico, o que pode ajudar a contribuir para a eliminação de pedras nos rins.

Chá de Java

A planta Orthosiphon aristatus, mais conhecida pelos brasileiros como chá de Java, é originária da Indonésia e usada há milênios pelos nativos para tratar doenças renais. A planta possui efeito diurético e pode auxiliar na regulação da função renal e no alívio dos fatores de risco urinário que contribuem para a formação de cálculos.

Cominho preto

Amado por uns, detestado por outros, o cominho é um tempero utilizado na culinária e combina com carnes, queijos e legumes. Sua semente, a Nigella sativa L., tem sido pesquisada devido ao seu potencial valor nutritivo para a saúde. Em um estudo recente, descobriu-se que sua suplementação pode auxiliar no desaparecimento ou redução do tamanho de pedras nos rins, mas ainda faltam mais estudos para concluir essa questão.

Chá verde

Outra planta usada de forma milenar para a saúde e bem-estar, a Camellia sinensis, popularmente chamada de chá verde, pode ser associada a um menor risco de cálculos renais incidentes segundo pesquisas, especialmente entre os homens.

Por fim, vale ressaltar que os fitoterápicos podem interagir com medicamentos ou causar efeitos colaterais, e que o ideal é consumir essas plantas apenas com orientação profissional.

Quer saber mais sobre remédios caseiros e fitoterapia? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Nidia D. et al. Effect of phyllanthus niruri on metabolic parameters of patients with kidney stone: a perspective for disease prevention. International Braz J Urol, 2018.

Assessment report on Orthosiphon aristatus (Blume) Miq. var. aristatus, folium. European Medicine Agency, 2021.

Mohammad R. et al. Efficacy of black seed (Nigella sativa L.) on kidney stone dissolution: A randomized, double-blind, placebo-controlled, clinical trial. Phytother Res. 2019.

Xiang S. et al. Green tea intake and risk of incident kidney stones: Prospective cohort studies in middle-aged and elderly Chinese individuals. Int J Urol. 2019.

Assine nossa newsletter: