fbpx


5 alimentos que causam aftas

Postado em 2 de setembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Veja o que evitar nas refeições para tratar esse problema de saúde bucal

Você já ouviu aquela história de que abacaxi provoca afta? Pois saiba que ela tem um fundo de verdade: as frutas cítricas como o abacaxi podem levar ao excesso de acidez na boca, uma das causas para as aftas darem as caras! Mas saiba que o problema não está restrito a essas frutas, não. Há muitos outros alimentos que causam aftas, e nós vamos te contar quais são eles! Confira a seguir.

Alimentos que causam aftas

Mulher comendo abacaxi, um dos alimentos que causam aftas

Imagem: Shutterstock

Pimenta

Se você é fã de comidas apimentadas, é melhor tomar cuidado se quiser evitar o surgimento de aftas. A ciência já comprovou que esses alimentos podem colaborar como causa dessas úlceras na região bucal, além de arderem as aftas já existentes.

Pão francês

Parte do café da manhã de muitos brasileiros, esse pão combina dois problemas para quem quer se livrar das aftas: a presença de glúten, que pode desencadear uma piora no tratamento do problema, e as casquinhas crocantes, que podem incomodar ao grudarem na gengiva.

Frutas cítricas

Abacaxi, limão, laranja e acerola são, de fato, frutas que precisam de cuidado quando o assunto é saúde bucal. Isso porque elas podem aumentar o excesso de acidez na região, além de causarem desconforto em aftas já existentes.

Chips de batatas

Os salgadinhos industrializados, assim como o pão francês, são contraindicados por conta dos pedaços crocantes que podem arranhar as aftas. Mas, além disso, esse alimento também é coberto por sal, que pode causar sensação de ardência na gengiva.

Bebidas industrializadas

Cerveja, vinho, refrigerante, sucos cítricos e café fazem parte da lista de bebidas que é melhor evitar se estiver se recuperando das aftas. O álcool, o açúcar, a acidez e até a temperatura elevada desses drinks podem ser desconfortáveis para quem tem o problema de saúde.

Mas o problema é só a acidez?

Não. As aftas podem surgir por outros motivos, como baixa imunidade e déficit de vitaminas na alimentação. Mas com uma boa dieta você pode driblar esses problemas! No caso da imunidade, que tal conhecer 5 alimentos que ajudam a aumentá-la? Já em relação às vitaminas, temos um guia completo para você conferir o que não pode faltar no seu dia a dia. Mais do que saber os alimentos que causam aftas, conhecer o que priorizar no cardápio para evitar que elas apareçam é a melhor solução!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Kurian M. et al. Dietary Habits Leading to Recurrent Aphthous Ulcers -A Survey. Saveetha University, 2019.

Mouth ulcers. National Health Service, 2021.

Canker sores (mouth ulcers): What can you do if you have a canker sore? Institute for Quality and Efficiency in Health Care (IQWiG), 2019.

-

Assine nossa newsletter: