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Miniguia com as vitaminas e minerais mais importantes para a boa saúde

Postado em 27 de julho de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Veja quais nutrientes são essenciais na alimentação diária

Cada alimento que consumimos no café da manhã, no almoço ou no jantar pode ser rico em algum nutriente que sequer imaginamos. Desde a ingestão de grãos até hortaliças, é possível obter, pela alimentação, vitaminas e minerais importantes para uma boa saúde.

Alguns deles são mais famosos, como, por exemplo, a vitamina C das frutas cítricas e o ferro presente em carnes. Mas você sabe, por exemplo, quais são as fontes de magnésio na alimentação? E de selênio? Esses nutrientes também são fundamentais para manter o bom funcionamento do organismo e afastar o risco de doenças e, por isso, saber onde encontrá-los na dieta é um ótimo exercício.

E para te ajudar a entender os principais nutrientes que o corpo precisa e suas respectivas funções, montamos um miniguia baseado em estudos científicos com o melhor conteúdo contra fake news! Confira.

Nutrientes para todos

As vitaminas e minerais dão aquela forcinha que o corpo precisa para se manter em equilíbrio. E para atender esse propósito, em cada fase da vida ou em caso de algum quadro de saúde ou uma necessidade específica, um ou outro nutriente pode se fazer ainda mais importante. Afinal, cada um tem a sua função.

Abaixo, separamos alguns links sobre os nutrientes mais indicados para diferentes grupos de pessoas e onde encontrá-los, seja nos alimentos ou por meio da suplementação (mas lembre-se de recorrer aos suplementos somente com orientação de um profissional de saúde, como um nutricionista, combinado?).

As vitaminas e minerais mais importantes para a saúde (e onde encontrá-los nos alimentos)

Mulher segurando caneta pensativa, com caderno na frente, sentada na cozinha

Imagem: Freepik

Vitamina A

Vamos começar pelas vitaminas. A primeira delas é imprescindível desde a infância, e seus principais efeitos estão relacionados à saúde da pele e à visão. Saiba mais:

Vitamina A faz mesmo bem para a saúde da pele?

Importância da vitamina A na infância

Vitaminas do complexo B

As vitaminas B6, B9 e B12 são conhecidas por serem essenciais na síntese de DNA e para a produção de energia celular. Conheça mais sobre elas abaixo:

Vitamina B pode deixar os cabelos mais bonitos?

Vitamina B6 melhora a saúde muscular em idosos

Teste se sua quantidade diária de vitamina B12 é suficiente ou se é preciso suplementar

Ácido fólico e vitamina B12 previnem declínio cognitivo em idosos?

Atenção à deficiência de vitamina B12 nas crianças

Quer saber onde mais tem vitamina B12? Veja no nosso infográfico:

5 alimentos ricos em vitamina B12

Leia mais aqui.

Vitamina C

Ela é conhecida por afastar o risco de resfriados, mas sabia que essa vitamina pode agir na prevenção e tratamento de outras doenças como diabetes e até o câncer? Saiba mais sobre ela nos conteúdos a seguir:

Conheça os seus benefícios

Saiba onde encontrá-la nos alimentos

Idosos precisam de mais vitamina C pela saúde dos músculos

E para quem pensa que só a laranja é fonte de vitamina C, vale saber que existem outras frutas até mais ricas do que ela no nutriente. Confira:

5 frutas com mais vitamina C

Vitamina D

Ela pode prevenir tumores, fortalecer os músculos e colaborar com a imunidade do corpo, sabia? Veja mais sobre seus usos e benefícios:

Para que serve a vitamina D?

Vitamina D e imunidade: uma relação comprovada

Verdades e mentiras sobre a deficiência de vitamina D

Qual é a dose adequada de vitamina D para o paciente com câncer?

Tomar vitamina D ajuda mesmo a prevenir diabetes tipo 2?

Uso habitual de vitamina D reduz risco de infecção pelo novo coronavírus?

Para obter vitamina D, além da suplementação, é possível ter o aporte necessário por meio da exposição a raios solares (sim, tomando sol! Mas vale ressaltar que a exposição solar precisa ser moderada e com os devidos cuidados) ou pela alimentação. Veja os campeões do nutriente na dieta:

Alimentos mais ricos em vitamina D

Vitamina K

Essencial para a saúde dos ossos e da coagulação sanguínea. Conheça fontes dessa vitamina:

5 vegetais cozidos com maior quantidade de vitamina K

Cálcio

Vamos agora de minerais? O famoso cálcio pode ajudar na saúde dos ossos e na pressão arterial. Descubra mais usos dele:

Sódio, potássio ou cálcio: qual mineral colabora mais para baixar a pressão?

Cálcio presente no leite pode diminuir a incidência de pedras nos rins?

Ferro

O ferro é necessário para o bom funcionamento do organismo, pois ajuda a transportar o oxigênio no sangue e, com isso, auxilia na prevenção de doenças como a anemia ferropriva. Saiba mais:

Você conhece os alimentos mais ricos em ferro?

Ferro é aliado contra anemia na gravidez

Magnésio

Responsável pela melhora da densidade mineral óssea e da reabsorção de nutrientes. Veja onde encontrá-lo:

Você sabe qual alimento é rico em magnésio? Conheça fontes do nutriente no nosso teste

Potássio

Evita a retenção sódica e hídrica, controla a excreção de sódio pela urina e a pressão sanguínea. Saiba mais:

Bom mesmo contra a cãibra? Saiba quanto potássio por dia você deve consumir

Selênio

Um grande aliado da saúde, ele fortalece o sistema imunológico e ainda reduz o risco de doenças crônicas não transmissíveis. Veja onde encontrá-lo:

5 alimentos ricos em Selênio

Zinco

Para fechar nossa lista de vitaminas e minerais importantes para a saúde, está o zinco, mais um composto que atua a favor da nossa imunidade. Ele também afasta o risco de outros males, como:

Zinco é eficaz contra crises de enxaqueca

É aliado da saúde das crianças

Onde encontrá-lo

Agora que você conhece as vitaminas e minerais que não podem faltar no seu dia a dia e os alimentos onde é possível encontrá-los, que tal responder nosso quiz sobre as vitaminas e as deficiências nutricionais? No Nutritotal Para Todos você aprende, testa seus conhecimentos e ainda fica por dentro das últimas descobertas científicas da nutrição, tudo de maneira descomplicada e sem fake news! Aproveite e acompanhe a gente no Facebook, no Instagram e no YouTube e não perca as novidades.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

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