Aprenda a preparar um prato saboroso para sua noite ficar mais leve
Para quem está em busca de perder peso, encarar uma macarronada no jantar pode parecer impensável. Isso porque existe um pensamento de que o consumo de carboidratos à noite pode ser prejudicial à saúde. A verdade, entretanto, é que não há um consenso sobre isso na ciência.
Um estudo da Universidade Hebraica de Jerusalém, por exemplo, apontou que ingerir maiores concentrações de carboidratos no período da noite, em comparação a ingerir carboidratos ao longo do dia, pode ajudar a aumentar a saciedade e reduzir risco de diabetes e doenças cardiovasculares.
Da mesma forma, outra pesquisa feita pelo Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases mostrou que ter uma dieta hipocalórica com carboidratos ingeridos no jantar pode ajudar a modular os perfis hormonais ao longo do dia.
Como conclusão, o que ambos os estudos sugerem é que o consumo de carboidratos à noite não é proibido, mas que a ingestão de calorias precisa ser controlada para não atrapalhar a saúde do sono.
Por isso, para aproveitar os benefícios que os carboidratos podem te trazer, a nutricionista Roberta Lara ensina a seguir como preparar uma macarronada liberada para a hora do jantar. Vamos aprender?
Macarronada integral com molho pesto para o jantar
O prato com certeza vai agradar a família toda!
Tempo de preparo: 30 min.
Rendimento: 3 porções
Ingredientes
- 350 g de espaguete integral
- 1 xíc. (chá) de folhas de rúcula lavadas
- 3 folhas de manjericão
- 1 dente de alho picado
- 1 col. (sopa) de nozes picadas
- ½ xíc. (chá) de azeite de oliva
- 3 col. (sopa) de queijo parmesão
Modo de preparo
1 – Coloque o espaguete para cozinhar até ficar al dente. Reserve.
2 – No processador de alimentos, ou num liquidificador, junte as folhas de rúcula, o manjericão, o alho, as nozes e o azeite e bata até obter uma pasta homogênea.
3 – Divida as porções em um prato raso e sirva o macarrão com o molho pesto.
4 – Finalize o prato com o queijo parmesão ralado.
Veja mais receitas de macarrão e molhos que demos em nosso site aqui
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI).
Sofer S. et al. Changes in daily leptin, ghrelin and adiponectin profiles following a diet with carbohydrates eaten at dinner in obese subjects. Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases, 2013.
Madar Z. Limiting carbs to dinner-time increases satiety, reduces risk for diabetes and cardiovascular disease, research finds. Universidade Hebraica de Jerusalém, 2012.