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Quiz: qual alimento é mais saudável para o bebê?

Postado em 16 de agosto de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Veja quais opções podem compor um cardápio nutritivo durante a introdução alimentar dos pequenos

Quando o assunto é alimentação infantil, as recomendações das autoridades de saúde são claras: até os seis meses de vida o aleitamento materno deve ser exclusivo (ou a oferta de fórmulas em casos específicos, sob orientação do pediatra). Depois, é chegada a hora da introdução alimentar. Ou seja, é o momento de oferecer outros líquidos além de comida sólida aos pequenos. Mas qual alimento é mais saudável para o bebê nessa fase?

Para ajudar os pais na hora dessa escolha, preparamos um quiz para indicar as melhores opções que podem fazer parte do cardápio dos pequenos, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde. Clique sobre a alternativa que considerar correta para cada pergunta a seguir e confira a resposta. Vamos lá?

Teste: você sabe qual alimento é mais saudável para o bebê?

Bebê com fatia de laranja na mão sorrindo

Imagem: Shutterstock

1. Vamos começar pelo café da manhã. Qual opção abaixo é mais saudável para o bebê?


Ponto para quem respondeu B. Ricos em fibras, os cereais compõem um bom café da manhã, contudo o que é feito em casa é mais saudável do que opções industrializadas. Nesse contexto, o pão caseiro se destaca como um alimento à base de cereais que pode ser consumido pelos pequenos. Já o cereal matinal perde pontos por ser ultraprocessado. Ele contém ingredientes como açúcar e conservantes, sendo desaconselhável seu consumo.

2. Quando o assunto é fruta, a opção mais indicada é oferecer aos bebês:


A opção A é a mais indicada. Existem diversas razões para priorizar a fruta ao invés do suco. Entre elas estão o exercício da musculatura da boca e do rosto, a quantidade de fibras e nutrientes presentes no alimento e o fato de sucos poderem conter aditivos e adoçantes na mistura. Vale destacar também que o consumo de suco, principalmente os industrializados, são estreitamente proibidos a crianças, segundo o guia alimentar para crianças menores de 2 anos.

3. E nesta dupla, qual deles é mais nutritivo?


Acertou quem disse A. Os queijos mais leves, como cottage e minas frescal, são fontes de proteína, cálcio e vitamina A. Por outro lado, o presunto faz parte dos alimentos ultraprocessados, e pode conter aditivos, sódio e gordura saturada, nocivos à saúde.

4. Qual preparo é o mais indicado para a batata na alimentação infantil?


Quem disse B, está correto. A batata amassada ou em forma de purê é bem aceita no paladar infantil. Por outro lado, preparos industrializados como os chips, a batata palha e a batata frita podem conter altas quantidades de sódio, conservantes e gordura trans.

5. Por fim, uma opção para um lanche da tarde nutritivo é oferecer:


Acertou quem respondeu A. Estão liberados para consumo vegetais higienizados adequadamente (você pode usar a solução de água sanitária e água para limpar, siga as recomendações da embalagem do produto). A pipoca, contudo, é contraindicada por conta da casca do milho, que pode gerar engasgos acidentais.

E lembre-se: a amamentação pode continuar!

Pelo menos até os dois anos de idade, a recomendação das autoridades de saúde é que o aleitamento materno continue. Nesse período, lembre-se também que a alimentação da mãe merece atenção. Veja no vídeo a seguir o relato da nutricionista Renata Pereira, que conta o que priorizou (e evitou) no cardápio em prol de uma amamentação de sucesso:

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Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos. Ministério da Saúde, 2019.

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