fbpx


Quais são os alimentos bons para o coração? Teste seus conhecimentos

Postado em 28 de setembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça nutrientes importantes para a saúde cardiovascular

Um fator que está diretamente relacionado com o bom funcionamento do coração é a alimentação equilibrada. Sabemos que o excesso de gorduras é nocivo ao órgão mas, por outro lado, há alimentos capazes de protegê-lo graças a seus nutrientes aliados da saúde. E para ficar por dentro de quais são esses alimentos bons para o coração, preparamos o teste a seguir.

Para cada questão, clique sobre a alternativa que considerar correta e confira a resposta. O quiz foi baseado nos estudos científicos elencados no final do post. Vamos começar?

Teste: você sabe quais são os alimentos bons para o coração?

Alimentos bons para o coração em prato em forma de coração, entre frutas e grãos. Ao lado, estetoscópio e maçã verde, sobre mesa azul

Imagem: Shutterstock

1. Este alimento pode ajudar na redução da pressão arterial e é amado pelos brasileiros. Estamos falando do:

Ponto para quem respondeu B. O alho possui um potencial para proteção cardiovascular com base na redução de fatores de risco como hipertensão e colesterol total. Além disso, ele pode ser capaz de prevenir marcadores associados à aterosclerose, mas mais estudos são necessários para avaliar esses efeitos.

2. Para acompanhar o pedaço de pão no seu café da tarde, qual destas três opções pode trazer mais benefícios à saúde do coração?

Quem respondeu A, acertou. O azeite de oliva, se comparado a margarina, manteiga e maionese, está associado a um menor risco de ocasionar doenças cardiovasculares, graças à presença de antioxidantes e gorduras boas.

3. Um nutriente importante para a saúde do coração é o licopeno. Ele pode ser encontrado com abundância no seguinte alimento:

A resposta certa é a C, o tomate. O licopeno é o responsável por dar o tom avermelhado a alimentos como tomate, melancia e goiaba. Uma alta concentração desse componente na alimentação diária pode ajudar na redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC), doenças cardiovasculares e índice de mortalidade.

4. Esta fruta é conhecida por ser fonte de gorduras boas para o organismo e pode influenciar na saúde cardiovascular. Estamos falando do:

Acertou quem disse B, abacate. O fruto pode aumentar as concentrações séricas de colesterol bom no organismo, um indicador aliado da saúde do coração. Porém, estudos mostram que o consumo de abacate não altera o colesterol ruim ou os níveis de triglicerídeos no corpo, o que pode indicar que sua ingestão em relação ao risco de doenças cardiovasculares ainda requer cautela.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Ravi V. et al. Garlic and Heart Disease. The Journal of Nutrition, 2016.

Marta G. et al. Olive Oil Consumption and Cardiovascular Risk in U.S. Adults. J Am Coll Cardiol. 2020.

Ho M. et al. Lycopene and tomato and risk of cardiovascular diseases: A systematic review and meta-analysis of epidemiological evidence. Crit Rev Food Sci Nutr, 2019.

Hiya A. et al. Avocado consumption and risk factors for heart disease: a systematic review and meta-analysis. The American Journal of Clinical Nutrition, 2018.

-

Assine nossa newsletter: