fbpx


Conheça todos os alimentos que causam cólica no bebê

Postado em 5 de abril de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Quem amamenta precisa ter cuidado na dieta para evitar o desconforto nos pequenos. Mas afinal, quais alimentos são esses?

Noites de sono interrompidas, choros intermináveis, vômitos e gases à solta. Esses são apenas alguns dos sinais de que um bebê está reclamando de cólica, e os pais tentam entender qual é a causa por trás desse desconforto.

De acordo com a ciência, existem inúmeros motivos, mas um que merece ser destacado é a alimentação da mãe, caso ela esteja amamentando o pequeno. As escolhas nutricionais podem impactar na qualidade do leite materno, o que contribui para os sintomas mais comuns de cólicas.

Para sanar de uma vez por todas as dúvidas do que evitar comer enquanto estiver amamentando, separamos uma lista com os possíveis alimentos que causam cólica no bebê. Confira:

Quais alimentos que causam cólica no bebê?

Bebê com cólicas

Imagem: Shutterstock

Antes de mais nada, é preciso reforçar que a alimentação até os seis meses de vida recomendada pelo Ministério da Saúde deve ser exclusivamente feita por meio de leite materno, ou em alguns casos, com fórmulas infantis mediante a supervisão nutricional.

Por isso, a lista consiste em alimentos consumidos pelas mães, e não pelos bebês:

Leite de vaca e seus derivados

Por conta de proteínas presentes na composição do leite de vaca, a bebida e seus derivados como queijos, manteiga e chocolate podem ser um problema para os sintomas ligados às cólicas dos bebês.

Estudos apontam que o tempo de choro entre os pequenos cujas mães consumiram uma dieta com laticínios foi maior do que entre aqueles em que as progenitoras optaram por uma alimentação livre de derivados do leite e sem soja.

Bebidas alcoólicas

Para as mães que não abrem mão de um drink alcoólico nos finais de semana, é melhor ter cuidado. O consumo desse tipo de bebida deve ser evitado por mulheres que amamentam, pois pode alterar a composição do leite materno, e consequentemente, levar o bebê a ter menos horas de sono, ter mais irritações e afetar até mesmo o desenvolvimento das funções motoras, segundo a ciência.

Alimentos FODMAP’S

Os carboidratos fermentáveis presentes em vegetais crucíferos como brócolis e couve-flor, e também em grãos como trigo e centeio, em alguns casos, podem estar relacionados às cólicas e mal-estar em bebês. De acordo com pesquisas científicas, uma dieta materna com baixo teor de FODMAP’s pode ser associada à redução dos sintomas de cólica infantil, como menor agitação e melhora no tempo de choro e de sono.

Alimentos com cafeína

Café, chás pretos e chocolates em geral podem ter relação com a duração das cólicas infantis. Ainda não se sabe a dose certa de cafeína capaz de afetar o leite materno, e cada caso difere entre si. Porém, os cientistas apontam que o excesso de cafeína estaria associado ao aumento das cólicas nos bebês e à dermatite atópica nos pequenos.

Adoçantes industrializados

Presentes em bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos, além de alimentos light, os adoçantes industrializados como a sucralose e o aspartame podem passar para o leite materno. Como resultado, estudos sugerem que a quantidade de náuseas e vômitos entre os bebês seria maior por conta da presença desse ingrediente.

Quer saber mais a respeito de alimentação infantil? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Morris G. et al. Dietary modifications for infantile colic. Cochrane Database Syst Rev., 2018.

Drugs and Lactation Database (LactMed): Alcohol. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US), 2022.

M Iacovou. et al. Reducing the maternal dietary intake of indigestible and slowly absorbed short-chain carbohydrates is associated with improved infantile colic: a proof-of-concept study. J Hum Nutr Diet. 2018.

Aimee M. et al. Effects of maternal caffeine consumption on the breastfed child: a systematic review. Swiss Med Wkly. 2018.

Drugs and Lactation Database (LactMed): Sucralose. Bethesda (MD): National Library of Medicine (US), 2021.

Tu Mai. et al. Infantile Colic. Gastroenterol Clin North Am., 2019.

-

Assine nossa newsletter: