E veja quais são os benefícios dos grãos ancestrais
Consumidos há muito tempo pelos seres humanos, os grãos ancestrais estão ganhando destaque novamente, especialmente entre as pessoas que buscam refeições ricas em nutrientes. E eles podem fazer parte de diversos preparos, como na receita de granola funcional que você aprende a seguir.
Mas antes de ver o passo a passo, vale a pena saber mais sobre as propriedades dos grãos ancestrais. Fazem parte desse grupo, por exemplo, a quinoa, o teff, o trigo sarraceno e o amaranto. Este último, por sinal, foi avaliado por cientistas em um artigo publicado no Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry. Como resultado, eles sugerem que o grão de amaranto possa ter uma quantidade maior de proteínas ao ser comparado a outros cereais.
Além disso, o artigo mostrou que o amaranto é um alimento equilibrado, com propriedades funcionais que podem estar relacionadas à diminuição dos níveis de colesterol e redução dos níveis de glicose no sangue.
E para você aproveitar os benefícios do amaranto nas suas refeições, a nutricionista Iara Lewinski ensina a seguir uma receita de granola funcional. O preparo ainda leva outros grãos e sementes nutritivos, sendo ideal para um café da manhã ou lanche da tarde reforçado:
Receita de granola funcional
Combine nutrientes de diversos grãos em uma receita saudável e deliciosa!
Tempo de preparo: 40 min.
Rendimento: 1 pote cheio
Ingredientes:
- 1 e ½ xíc. (chá) de aveia em flocos grandes
- ¼ de xíc. (chá) de amêndoas (cortar grosseiramente com uma faca)
- ¼ de xíc. (chá) de semente de girassol
- ¼ de xíc. (chá) de semente de abóbora
- ¼ de xíc. (chá) de gergelim
- ¼ de xíc. (chá) de amaranto ou quinoa em flocos
- ¼ de xíc. (chá) de chia (semente)
- Pitada de sal
- 3 col. (sopa) de melado de cana
Modo de preparo:
1 – Coloque todos os ingredientes secos misturados dentro de uma assadeira (eles devem formar uma camada fina, se a assadeira for pequena para a quantidade de ingredientes, eles podem não assar por igual).
2 – Derrame o melado com uma colher sobre todos os grãos e sementes e misture com as mãos para garantir que todos recebam o melado por igual.
3 – Asse em forno baixo (160 a 180 °C) por 25 minutos, mexendo bem na metade do tempo.
4 – Ao retirar a granola do forno, ela pode parecer ainda estar mole, mas endurece e fica bem crocante depois que esfriar.
5 – Espere esfriar completamente e guarde em um pote bem vedado e ao abrigo de luz.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Iara Waitzberg Lewinski é nutricionista do comitê científico Nutritotal, coordenadora do consultório de nutrição do Ganep Nutrição Humana. Formada pela Universidade São Camilo – São Paulo. Especializações em Fisiologia do Exercício – Unifesp, Nutrição Esportiva – Ganep, Nutrição da Criança e do Adolescente – IcR – HCFMUSP e Metabologia e Avaliação de Exames Laboratoriais – Dr. Eric Slywitch. @iaranutri
Mauryaa N et al. Amaranthus grain nutritional benefits: A review. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry, 2018.