Aprenda uma sobremesa refrescante de melancia

Postado em 11 de fevereiro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Cheia de nutrientes, fruta é opção versátil de lanche para qualquer ocasião

Quem adora doces não precisa abrir mão do consumo deles ao aderir uma alimentação mais saudável. A dica é preparar versões leves – e uma boa maneira de fazer isso é usar frutas no preparo. Uma sugestão bem-vinda para os dias quentes, por exemplo, é a sobremesa refrescante de melancia que você aprende a fazer neste post.

O interessante de fazer sobremesas com frutas é que você consegue aproveitar os nutrientes desses alimentos em preparos diferentes (e que costumam agradar todos os paladares!). No caso da melancia, um estudo feito pelo International Journal of Food Properties mostrou em uma análise que a fruta contém fitoquímicos como licopeno, vitamina C, betacaroteno e polifenóis que podem exercer atividade anti-inflamatória, anticancerígena e antioxidante.

Segundo os cientistas, a ingestão de alimentos com propriedades antioxidantes é importante para manter a saúde e o bem-estar. O consumo desses alimentos pode reduzir a incidência de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, câncer e algumas doenças coronárias, inibindo a formação de radicais livres.

Lanche prático

Além disso, outro ponto importante que o estudo cita é o reconhecimento da melancia como uma fruta ideal para a hora do lanche, pois é uma opção livre de gordura, que tem baixo teor de sódio.

Sem contar que é um alimento rico em água, contribuindo para a hidratação do organismo.

Pensando em aproveitar todos esses benefícios, a nutricionista Roberta Lara ensina a seguir uma receita de sorbet de melancia. Que tal preparar nos dias mais quentes e surpreender a sua família? Confira:

Sobremesa refrescante de melancia: sorbet

O preparo é muito simples!

Sorbet de melancia em tigela branca com folhas de hortelã

Doce é boa opção para servir após um almoço em família | Imagem: Shutterstock

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 10 min.

Ingredientes

  • 1 copo de água de coco
  • 4 pedaços de melancia sem semente
  • Raspas de gengibre
  • 1 banana congelada

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até formarem uma mistura.
  2. Coloque-a em um recipiente e leve ao congelador por 4 horas.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI).

Maoto M. Watermelon as a potential fruit snack. International Journal of Food Properties, 2019.

Leia também



Assine nossa newsletter: