Conheça o que há por trás desses suplementos para perda de peso
Entre uma refeição e outra ou antes da hora do treino, muitas pessoas optam por tomar bebidas em pó para emagrecer. Shakes, smoothies, chás termogênicos, são diversas as opções que ganharam notoriedade nos últimos anos prometendo ajudar na perda de peso. À ciência, coube investigar se tanta propaganda é verdadeira ou não. Quer ver o que as pesquisas já revelaram? A seguir:
Conteúdo
- 1 4 mitos e verdades sobre as bebidas em pó para emagrecer
- 1.1 Fórmulas em pó para substituição de refeições podem ajudar na perda de peso
- 1.2 Consumir shakes proteicos entre as refeições é a melhor opção para quem quer perder peso
- 1.3 Bebidas em pó com colágeno podem ajudar a emagrecer
- 1.4 Bebidas com matchá (pó de chá verde) não são eficazes para a perda de peso
- 2 Além das bebidas em pó para emagrecer, o que mais funciona para perder peso?
4 mitos e verdades sobre as bebidas em pó para emagrecer
Por mais que muitas possam auxiliar na luta contra a obesidade, é preciso ter cautela no uso e nos momentos escolhidos para consumi-las. E, antes de mais nada, é importante ressaltar que para perder peso com saúde, o ideal ainda é uma alimentação equilibrada. As bebidas em pó para emagrecer devem ser usadas com acompanhamento do nutricionista apenas.
Fórmulas em pó para substituição de refeições podem ajudar na perda de peso
Parcialmente verdade. Essas fórmulas em pó são métodos de dieta que substituem todas as refeições do dia por meio de uma formulação completa durante um curto período. Os cientistas compararam seu uso em uma dieta controlada para avaliar o gasto energético e outros fatores ligados à perda de peso. Como resultado, o consumo de fórmulas em pó na dieta com acompanhamento e supervisão de um nutricionista pode levar a um aumento do gasto energético durante o período de sono e, também, ao aumento do gasto energético diário. Mas por outro lado, os suplementos são consumidos de acordo com um protocolo bem estabelecido, durante um curto período de tempo e sob supervisão de um profissional, sendo que a substituição total de alimentos por bebidas em pó pode resultar em deficiências nutricionais.
Consumir shakes proteicos entre as refeições é a melhor opção para quem quer perder peso
Mito. Embora a suplementação de shakes de proteína efetivamente possa ajudar no aumento da massa magra, o consumo entre as refeições pode promover um ganho de peso. Segundo cientistas, o momento ideal para consumo deve ser junto às refeições, para ajudar a manter o peso corporal enquanto diminui a massa gorda.
Bebidas em pó com colágeno podem ajudar a emagrecer
Verdade. A combinação de exercícios de resistência e de suplementação de bebidas com peptídeos de colágeno pode resultar em uma melhora mais pronunciada da composição corporal, em especial no aumento significativo na massa muscular e na diminuição da massa gorda. Além disso, a força muscular pode melhorar significativamente após a ingestão de bebidas com peptídeo de colágeno.
Bebidas com matchá (pó de chá verde) não são eficazes para a perda de peso
Mito. O matchá é rico em catequinas e cafeínas, que podem aumentar a oxidação de gordura induzida por exercícios. Por isso, seu consumo pode ser favorável para quem pratica exercícios físicos, contanto que não seja de maneira exagerada.
Além das bebidas em pó para emagrecer, o que mais funciona para perder peso?
Uma dieta equilibrada, é claro! Como você viu, as bebidas em pó para emagrecer podem ser aliadas em alguns casos, e exclusivamente com o acompanhamento de um nutricionista. Mas a alimentação não pode ser descuidada. No vídeo a seguir, a nutricionista Natália Lopes te conta quais alimentos priorizar no cardápio se o intuito é reduzir os números na balança:
Nossa equipe de nutricionistas sempre tem dica boa quando o assunto é saúde! Inscreva-se no nosso canal no YouTube e não perca as novidades.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Camila L. et al. A high-protein total diet replacement increases energy expenditure and leads to negative fat balance in healthy, normal-weight adults. The American Journal of Clinical Nutrition, 2021.
Wayne C. To manage weight, it may matter when protein supplements are consumed. Purdue University, 2018.
Denise Z. et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. Br J Nutr., 2015.
Mark E. et al. Matcha Green Tea Drinks Enhance Fat Oxidation During Brisk Walking in Females. Int J Sport Nutr Exerc Metab., 2018.