Ícone do site Nutritotal Para todos

Quais são os benefícios do mamão papaia? Conheça mitos e verdades sobre a fruta

Fatias de mamão em prato e mão segurando

Muita gente começa o dia saboreando um mamão, seja em sua forma natural ou misturado em vitaminas, smoothies e shakes. A doce escolha matinal tem fundamento: os benefícios do mamão papaia para a saúde são diversos, graças à variedade de nutrientes que ele oferece, como potássio e carotenoides.

Entre tantos efeitos, a vantagem mais conhecida atribuída à fruta é a forcinha que ela dá para quem sofre de prisão de ventre. Mas, cá entre nós, será que ela pode mesmo ajudar a ir ao banheiro? E as sementes da fruta? Será que podemos consumi-las também ou elas são tóxicas?

Como dá pra perceber, a fama dos benefícios do mamão é grande, mas quais efeitos de fato a fruta pode oferecer? Para desvendar os mitos sobre o alimento, analisamos estudos científicos e trouxemos as respostas que você estava procurando. Confira!

Mitos e verdades sobre os benefícios do mamão papaia

Imagem: Freepik

Mamão papaia ajuda a ir ao banheiro

Verdade. O mamão é rico em fibras, que, segundo estudos, são importantes no papel da liberação e absorção dos compostos bioativos no organismo, facilitando processos como a digestão.

O consumo de mamão pode ajudar na saúde e beleza natural da pele

Verdade. O mamão é rico em licopenos e betacarotenos, pigmentos naturais que estão relacionados com a formação da melanina e podem proteger o organismo de radicais livres, que atuam no envelhecimento da pele e de anexos.

As sementes de mamão são tóxicas para consumo

Mito. É possível consumir as sementes de mamão no seu dia a dia, seja junto à fruta ou em saladas e molhos. Assim como a polpa, elas possuem benefícios nutricionais, em especial pela presença de uma enzima chamada papaína, que pode ajudar na prevenção de doenças.

O mamão pode ajudar na luta preventiva contra células cancerígenas

Parcialmente verdade. Um estudo feito por brasileiros mostrou que a fibra do mamão papaia maduro pode inibir o surgimento de lesões pré-câncer no intestino. Porém, a análise foi feita em camundongos, e ainda faltam estudos em humanos para identificar esse potencial benefício da fruta.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do mamão papaia? Na editoria Mitos e Verdades do Nutritotal Para Todos desvendamos as fake news que envolvem os alimentos e mostramos, de maneira descomplicada, o que a ciência já descobriu sobre eles. Acesse aqui e mantenha-se bem informado!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile