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Prepare um biscoito salgado de queijo com talos e cascas

Postado em 12 de janeiro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

É fácil fazer a versão caseira do quitute, e com criatividade você ainda aproveita partes esquecidas de outros alimentos

Ao cortar uma beterraba, cenoura ou outro vegetal na cozinha, você costuma aproveitar o alimento por completo? Fazemos essa pergunta porque muita gente não sabe, mas é possível usar cascas, folhas e até talos para preparar receitas deliciosas e surpreendentes. É o caso do biscoito salgado de queijo com “sobras” de vegetais. Em uma versão caseira e muito mais nutritiva do que a industrializada, o quitute pode ser uma ótima opção para um snack leve e sustentável quando bate aquela fome no meio da tarde. Gostou da ideia? Então veja como fazer:

Biscoito salgado de queijo com vegetais

A receita é das nutricionistas Jacira dos Santos e Nóris Borba dos Reis, da Associação Brasileira de Nutrição, e foi publicada no livro digital Receitas Práticas e Saudáveis:

Biscoito salgado de queijo em cima de tábua com bowls de salada ao lado

Quitute pode acompanhar saladas | Imagem: Freepik

Rendimento: 8 biscoitos
Tempo de preparo: 30 min.

Ingredientes:

  • 3 xíc. (chá) de folhas, talos ou cascas de vegetais
  • 1 ovo
  • 1 col. (sopa) de manteiga
  • 1 col. (chá) fermento em pó
  • 3 ou mais xíc. (chá) de farinha de trigo especial ou integral
  • 1 xíc. (chá) de leite
  • Sal a gosto
  • Queijo ralado a gosto

Modo de preparo:

  1. Lave bem as folhas, talos e cascas, corte bem picados ou liquidifique-os.
  2. Coloque os demais ingredientes, amasse bem a ponto de abrir a massa com um rolo de pastel, e, se necessário, coloque mais farinha de trigo.
  3. Abra a massa fina, corte em quadrados pequenos ou em tiras e asse em forno com assadeira untada.

Dica: você pode usar folhas e talos bem picados para preparar uma maionese também e servir junto com o biscoito.

Sustentabilidade importa

Para se ter uma ideia da importância de reaproveitar os alimentos, só no Brasil 14 milhões de pessoas passam fome diariamente. E, por outro lado, nosso país desperdiça mais de 22 bilhões de calorias em alimentos, o que seria equivalente a satisfazer a fome de 11 milhões de pessoas, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Faça a sua parte: não desperdice e recorra ao reaproveitamento sempre que possível. Segundo estudos, as cascas, os talos e as folhas são boas fontes de fibras e lipídios. Alguns exemplos são as sementes de abóbora, os talos de brócolis, couve e espinafre, as cascas de banana, laranja, limão e rabanete, e as folhas de brócolis. Receitas como este biscoito salgado de queijo e muitas outras são ótimas opções para aproveitar esses pedacinhos – às vezes tão esquecidos – dos alimentos.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Receitas práticas e saudáveis. Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), 2020.

Cátia R. et al. Folhas, talos, cascas e sementes de vegetais: composição nutricional, aproveitamento na alimentação e análise sensorial de preparações. Ciência Rural, 2013.

Raul B. Perdas e desperdícios de alimentos na América Latina e no Caribe. FAO, 2019.

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