fbpx


Veja os alimentos que causam o envelhecimento precoce do coração

Postado em 27 de fevereiro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Hábitos na juventude podem comprometer a saúde do órgão

Responsável por manter o sangue circulando em todo o corpo, o coração é um músculo que requer cuidados ao longo da vida. E não são apenas os mais velhos que estão propensos a terem problemas de saúde cardíacos; os mais jovens podem comprometer o órgão por meio de maus hábitos, a começar pela escolha dos alimentos que consomem no dia a dia.

Pessoa com a mão no coração

Imagem: Freepik

Um estudo publicado no periódico Nutrition analisou quais fatores de risco poderiam comprometer o corpo de jovens adultos, em idade universitária. Para isso, os pesquisadores observaram como as escolhas na alimentação poderiam impactar a principal artéria do corpo humano, a aorta. Quando ela fica mais rígida, os cientistas apontaram que seria um sinal de que o organismo pode desenvolver uma doença cardiovascular severa no futuro. Nesse contexto, fatores como hipertensão e arteriosclerose são apenas algumas das consequências notadas.

Alimentos x coração

Durante o estudo, dois fatores chamaram a atenção dos pesquisadores: a ingestão de gordura na dieta (como por exemplo o excesso de queijos) e o consumo de álcool, que tendem a ser maiores na juventude em comparação com outros períodos ao longo do ciclo de vida.

Por isso, eles compararam esses preditores em jovens entre 18 e 30 anos e concluíram que o consumo de queijo e álcool pode fazer com que a rigidez arterial aumente entre os mais jovens, causando um envelhecimento vascular precoce.

Portanto, é importante maneirar no consumo desses alimentos e bebidas e procurar por opções mais saudáveis na dieta. Uma opção ao queijo convencional é a versão vegana, que pode ser preparada em casa a partir de alimentos leves.

Leia também: Você sabe qual queijo tem menos gorduras?

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Dorothy M. et al. Dietary fat and alcohol in the prediction of indices of vascular health among young adults. Nutrition, 2021.

-

Assine nossa newsletter: