Descubra também os usos do caruru na culinária
Você já experimentou bredo em algum preparo culinário? Também chamado de caruru em algumas regiões, essa planta alimentícia não convencional (PANC) traz não apenas sabores à mesa, como também efeitos terapêuticos.
No nordeste da Índia, os hindus acreditavam que o bredo teria propriedades de uma erva medicinal ayurveda, com função antipirética, ou seja, capaz de diminuir o estado febril. Ela também era consumida em forma de salada no dia a dia dessa população.
Com o passar dos anos, ela se espalhou por diferentes países, incluindo o Brasil. Hoje, a ciência tem encontrado outras funções benéficas do uso dessa planta em fitoterápicos. Confira a seguir algumas curiosidades a respeito do bredo:
Conteúdo
Bredo: saiba tudo sobre essa PANC!
Onde encontrar?
Ela pode ser achada em todo o país, seja em forma de sementes comercializadas em casas de produtos naturais e jardinagem ou em mudas, com sua vegetação folhosa. Porém, os estados que mais consomem pratos com caruru no dia a dia são os do Nordeste, especialmente no norte da Bahia.
Como consumir bredo?
A PANC pode ser usada no preparo de refogados, saladas, sucos verdes, omeletes e até mesmo bolos e tortas. Basta usar a criatividade e priorizar o consumo das folhas mais verdes, evitando sempre que possível se ela apresentar uma coloração mais arroxeada, que é um indício de que ela está estragando.
Quais são os outros benefícios dessa planta?
De acordo com os cientistas, o bredo possui propriedades capazes de reduzir os radicais livres no organismo, combatendo o estresse oxidativo nas células e inibindo potenciais inflamações.
A planta também é fonte de compostos fenólicos antioxidantes, em especial, o ácido clorogênico, que pode melhorar o metabolismo lipídico e promover uma redução nas gorduras ruins relacionadas ao colesterol.
Algumas pesquisas feitas em camundongos apontam ainda que o uso do caruru pode ser benéfico para lidar com problemas hepáticos, ou seja, complicações no fígado. Mas mais estudos são necessários, principalmente em seres humanos, para entender outros benefícios e usos dessa PANC.
Que tal conhecer mais curiosidades sobre as PANC’s? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Seon-Joo P. et al. A Review of Recent Studies on the Antioxidant Activities of a Third-Millennium Food: Amaranthus spp. Antioxidants (Basel). 2020.
Sima K. et al. Phytochemical screening, antioxidant, antityrosinase, and antigenotoxic potential of Amaranthus viridis extract. Indian J Pharmacol. 2018.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.