Chocolate causa espinha? A verdadeira relação entre a alimentação e a acne

Postado em 29 de outubro de 2024

Entenda como a dieta afeta a saúde da pele e quais alimentos podem ajudar na prevenção.

Cuidar da pele é uma preocupação comum entre jovens e pessoas mais velhas, mas quando a acne está presente, esse cuidado é ainda maior. Muito se fala sobre o papel dos alimentos nessa condição dermatológica, você com certeza já ouviu, por exemplo, que “chocolate causa espinha”.

Mas, será que isso é verdade? A acne é caracterizada por uma inflamação, e a alimentação pode desempenhar um papel importante nisso. A saúde da pele, pode então ser beneficiada ou prejudicada pela dieta que praticamos. 

chocolate causa espinha

Fonte: Canva

 

A relação entre chocolate e espinha

Muitas pessoas se perguntam se certos alimentos, como o chocolate, podem causar espinhas. Embora a relação entre a alimentação e a acne, especialmente no caso do chocolate, seja frequentemente discutida, os estudos não indicam uma ligação tão direta. A acne é uma condição multifatorial que envolve genética, hormônios e, em menor medida, a alimentação.

Algumas pesquisas sugerem que alimentos com alto teor de açúcares e laticínios podem contribuir para o desenvolvimento de acne, mas o chocolate, especificamente, não tem uma relação clara com o problema.

Alimentação e pele

A pele está constantemente exposta a agentes externos que podem prejudicá-la, e a alimentação pode ser uma ferramenta poderosa no combate a esses agressores. Evidências mostram que a alimentação pode atuar como um fator protetor ou desencadeador de inflamação no corpo.

Uma dieta rica em vegetais, frutas, grãos integrais e leguminosas é associada a diversos benefícios para a saúde, incluindo a redução da inflamação, que é um fator importante no desenvolvimento da acne.

Esses alimentos fornecem nutrientes essenciais, como vitaminas A, C e E, além de antioxidantes e fibras, que ajudam a regular a produção de sebo e melhoram a saúde geral da pele.

Dieta vegetariana na saúde dermatológica

Estudos indicam que uma alimentação rica em vegetais pode diminuir a incidência de acne. Isso ocorre porque antioxidantes e fitoquímicos presentes nesses alimentos protegem a pele, enquanto os compostos anti-inflamatórios ajudam a controlar a inflamação associada à acne.

Micronutrientes como zinco, ferro, vitamina C, vitamina A e vitamina E são fundamentais para a saúde da pele e estão presentes nos vegetais. Uma dieta equilibrada, com menor consumo de açúcares, gorduras e alimentos ultraprocessados, pode fazer uma grande diferença na prevenção de espinhas e no cuidado com a pele.

E aí, o chocolate causa espinha?

Embora o chocolate não seja um grande vilão no combate à acne, reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, como a maioria dos chocolates de supermercado, que são ricos em açúcares e gorduras, pode ser uma estratégia eficaz para promover uma pele mais saudável e reduzir a acne.

Além disso, comer mais vegetais, como acontece na dieta vegetariana e vegana, pode beneficiar a pele pelos inúmeros nutrientes que ela fornece. Essa alimentação melhora a saúde geral, promovendo um estilo de vida mais equilibrado e nutritivo e, consequentemente, uma pele saudável.

Quer saber mais sobre saúde da pele e alimentação? Confira:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais dicas de como cuidar da sua saúde!

 *Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências

Tan JK, Bhate K. A global perspective on the epidemiology of acne. Br J Dermatol. 2015;172 Suppl 1:3-12.

Burris J, Rietkerk W, Woolf K. Acne: the role of medical nutrition therapy. J Acad Nutr Diet. 2013;113(3):416-30.

Melnik BC. Linking diet to acne metabolomics, inflammation, and comedogenesis: an update. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2015;8:371-88.

Parceria

Assine nossa newsletter: