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Qual a dieta ideal para a saúde da sua pele?

Postado em 6 de dezembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Confira quais alimentos podem ajudar na saúde cutânea

Nos comerciais da TV e nos outdoors, você provavelmente já viu um anúncio com alguma modelo indicando hidratantes para obter uma pele lisinha. Mas sabia que não são apenas os cosméticos que podem ajudar nesse fator?

Para uma pele saudável existe uma dieta ideal! Isso porque certos alimentos podem conter nutrientes que são aliados da saúde cutânea. A começar pelo colágeno, uma proteína abundante no corpo e que ajuda na elasticidade da pele.

Também fazem parte dessa lista as vitaminas A e C, além de ácidos graxos como o ômega 3, polifenóis e polissacarídeos.

Quer conhecer as principais fontes destes nutrientes na sua dieta? Basta fazer o nosso teste baseado em estudos científicos. Veja qual das alternativas você marcará com mais frequência e confira o resultado no final:

Teste: sua dieta é ideal para a saúde da sua pele?

Mulher com as mãos no rosto e a pele lisa

Imagem: Shutterstock

1 – Na hora do almoço, qual destes pratos você optaria?

  1. a) um filé de peixe grelhado com uma salada de cenoura
  2. b) um hambúrguer com fritas

2 – E de sobremesa, não pode faltar:

  1. a) uma fatia de mamão
  2. b) uma taça de sorvete

3 – No lanche da tarde, você tomaria:

  1. a) uma xícara de chá
  2. b) prefiro pular essa refeição

4 – Para saciar a fome entre as refeições, você prefere:

  1. a) um punhado de nozes
  2. b) castanhas caramelizadas com açúcar

5 – Você costuma usar especiarias como cúrcuma e açafrão no seus pratos?

  1. a) sim
  2. b) não

Resultado:

Se você marcou mais vezes a alternativa A…

Sua dieta pode ser considerada como aliada da saúde da pele. Isso porque você costuma optar por fontes de alimentos que contêm nutrientes capazes de auxiliar na elasticidade e combater o envelhecimento precoce do órgão.

Os peixes e nozes, por exemplo são fontes de colágeno, uma substância que possui rápida absorção no organismo e garante maior resistência e elasticidade nos cabelos, unhas e, claro, na pele. Eles também são fontes de ácidos graxos como o ômega 3, que atua como protetor do corpo, melhorando o sistema imunológico e prevenindo doenças de pele, como o câncer.

Já a cenoura e o mamão são ricos em vitaminas A e C. Esses nutrientes são capazes de proteger os epitélios, mais conhecidos como os tecidos da superfície da pele. Além disso, são poderosos antioxidantes, que podem combater as espécies reativas de oxigênio e o envelhecimento cutâneo.

Por fim, o chá pode conter polifenóis que podem prevenir os danos causados por raios ultravioletas na saúde da pele.

Se você marcou mais vezes a alternativa B…

É melhor ter cuidado se quiser uma pele saudável. Alimentos ricos em gorduras trans, açúcares e sódio, como fast food e congelados de pronto preparo, podem comprometer a aparência da pele e deixá-la mais suscetível a inflamações como a acne.

Quer saber mais a respeito de alimentos importantes para o nosso organismo? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Changwei C. et al. Diet and Skin Aging—From the Perspective of Food Nutrition. Nutrients, 2020.

Íris A. et al. Optimal conditions for obtaining collagen from chicken feet and its characterization. Food Sci. 2018.

Valentina J. et al. Comparative study on skin protection activity of polyphenol-rich extract and polysaccharide-rich extract from Sargassum vachellianum. Plos One, 2020.

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