Qual a dieta ideal para a saúde da sua pele?

Postado em 27 de março de 2024

Conheça os nutrientes essenciais e saiba como eles atuam para promover hidratação e elasticidade cutânea.

Mesmo diante do processo natural de envelhecimento, uma alimentação saudável tem grande potencial na prevenção e no combate aos sinais do envelhecimento do maior órgão do corpo. Bons nutrientes compõem a dieta ideal para sua pele, atuando na hidratação, elasticidade e resistência cutânea.

Alguns dos compostos que desempenham mais ativamente esse papel são as proteínas, os ácidos graxos essenciais e as vitaminas que têm a capacidade de nutrir a pele de dentro para fora. Saiba mais sobre como eles agem:

dieta ideal para a sua pele

Fonte: Canva.com

A proteína: colágeno

O colágeno é uma das proteínas mais abundantes no organismo, mas, conforme envelhecemos, seu estoque vai diminuindo, o que leva ao aparecimento das rugas e à diminuição da elasticidade da pele.

Sabendo disso, os farmacêuticos logo foram atrás de desenvolver formulações e soluções com colágeno para apoiar esse cuidado. Segundo pesquisas, 1 a 5g de colágeno hidrolisado por dia pode ajudar na hidratação, flacidez e redução de rugas.

Mas, de nada adianta suplementar colágeno se o restante da nutrição não está em dia. A dieta ideal para a sua pele pode até incluir a suplementação, mas deve também conter todos os demais nutrientes necessários para a saúde.

Inclusive, para observar efeitos na suplementação de colágeno, é preciso manter uma hidratação adequada e inserir fontes de vitamina C na alimentação.

O ácido graxo essencial: ômega-3

Além de agir à favor do colágeno, contribuindo para o aumento das fibras elásticas na pele, o ômega-3 possui uma importante ação anti-inflamatória, prevenindo manifestações indesejadas na sua pele.

Ele é um ácido graxo essencial que pode ser encontrado em peixes gordurosos como salmão, sardinha e atum e algumas fontes vegetais. Então, vale apostar em colocar essas fontes ao menos uma vez por semana no seu prato.

As vitaminas: A, C, D e E

As vitaminas A, C, D e E devem fazer parte da dieta ideal para sua pele porque possuem ação antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres produzidos pela exposição aos raios ultravioletas (UV), prevenindo o envelhecimento celular e, consequentemente, o envelhecimento da pele.

Conheça exemplos de fontes:

  • Vitamina A – buriti, manga, abóbora, caruru, ovos e fígado de boi,
  • Vitamina C – mangaba, laranja, mexerica, goiaba, mamão e pimentão amarelo
  • Vitamina D – leite, ovos, salmão, sardinha e principalmente exposição solar (com proteção)
  • Vitamina E – amêndoa, avelã, castanha-do-Pará, abóbora japonesa, buriti e açaí

Vale destacar que os carotenoides, pigmentos encontrados em alimentos como peixes, frutos do mar, ovos e vegetais verde-escuros e alaranjados, e que são precursores de vitamina A, também agem na saúde da pele, promovendo a deposição de novo colágeno e prevenindo a sua degradação.

Probióticos

Além das vitaminas, proteínas e ácidos graxos essenciais, existe um tipo de alimento que também pode compor a dieta ideal para sua pele: os probióticos. Essas bactérias vivas encontradas em alimentos como iogurte, kefir, kombuchá e pasta de missô contribuem para a saúde da pele, através da melhora da absorção de nutrientes pelo intestino.

Outra capacidade que vem sendo estudada sobre os probióticos, principalmente do Lactobacillus acidophilus, são os possíveis mecanismos de ação sobre proteção da pele contra danos oxidativos e raios UV.

De forma simplificada, uma alimentação equilibrada e baseada em alimentos naturais, caseiros e minimamente industrializados é capaz de fornecer todos os nutrientes essenciais para a saúde da pele.

Obviamente a suplementação de colágeno e de alguns outros nutrientes que possam estar em carência na dieta vai ajudar, mas, praticando boas escolhas é possível garantir a nutrição para uma pele esteticamente bonita e muito saudável.

Este texto foi produzido pelo Nutritotal em uma parceria exclusiva com a Veja Saúde.

 Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram para mais dicas saudáveis!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Confira outros conteúdos sobre saúde da pele:

Referências

Cao C, Xiao Z, Wu Y, Ge C. Diet and Skin Aging-From the Perspective of Food Nutrition. Nutrients. 2020 Mar 24;12(3):870. doi: 10.3390/nu12030870. PMID: 32213934; PMCID: PMC7146365.

Gao T, Wang X, Li Y, Ren F. The Role of Probiotics in Skin Health and Related Gut-Skin Axis: A Review. Nutrients. 2023 Jul 13;15(14):3123. doi: 10.3390/nu15143123. PMID: 37513540; PMCID: PMC10385652.

Muzumdar, S., & Ferenczi, K. (2021). Nutrition and youthful skin. Clinics in Dermatology, 39(5), 796-808.

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.2.

Assine nossa newsletter: