Como fazer queijo vegano

Postado em 13 de março de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Aprenda uma versão sem leite, para intolerantes à lactose e pessoas que não consomem ingredientes de origem animal

Seja no sanduíche, no macarrão, na pizza ou até mesmo em sobremesas, o queijo é um alimento que faz parte do dia a dia de muitos brasileiros. Mas nem todo mundo pode aproveitar o seu sabor, já que a presença do leite pode ser um problema para intolerantes à lactose e aqueles que não consomem ingredientes de origem animal. Por isso, existem formas de adaptar a receita tradicional e transformar essa delícia, sabia? A seguir, você vai aprender como fazer queijo vegano.

Aliados da saúde

Os queijos veganos podem levar ingredientes como nozes e castanhas, ou serem feitos a partir de leites vegetais. E a boa notícia é que esses substitutos podem trazer benefícios à saude. De acordo com um estudo do Journal of Nutrition, as castanhas-de-caju, por exemplo, possuem potencial para a melhora do colesterol no sangue e para a diminuição da pressão arterial.

Vamos então aprender como fazer queijo vegano com essas oleaginosas? Confira o passo a passo a seguir, ensinado pela nutricionista Roberta Lara.

Aprenda como fazer queijo vegano

Você vai se surpreender com a consistência e o sabor desse alimento de origem vegetal.

Queijo dentro de pote sobre tábua

O queijo vegano pode ser usado como a versão tradicional, para sanduíches e receitas | Imagem: Shutterstock

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 30 min.

Ingredientes:

  • 1 xíc. (chá) de oleaginosas cruas e sem sal de sua preferência (amêndoas, avelãs, nozes, por exemplo)
  • 1 xíc. (chá) de castanha-de-caju
  • 1 e ½ xíc. (chá) de água
  • 1 col. (sopa) de ágar-ágar
  • 1 col. (sopa) de polvilho azedo
  • 1 col. (chá) de sal
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo:

  1. Coloque as oleaginosas de molho por 8 horas. Escorra a água e descarte.
  2. Bata todas as castanhas no liquidificador com a água, o suco de limão e o sal, por 2 minutos.
  3. Transfira a mistura para uma panela e misture o ágar-ágar e o polvilho azedo. Mexa bem.
  4. Depois de ferver, continue mexendo por mais 1 a 2 minutos.
  5. Desligue e transfira o conteúdo para um recipiente de vidro ou forminhas de silicone.
  6. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI).

Mohan V. et al. Cashew Nut Consumption Increases HDL Cholesterol and Reduces Systolic Blood Pressure in Asian Indians with Type 2 Diabetes: A 12-Week Randomized Controlled Trial. Journal of Nutrition, 2018.

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