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Como fazer uma cocada sem lactose

Postado em 15 de setembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Substituindo alguns ingredientes é possível preparar um doce para intolerantes à substância

Uma sobremesa de origem africana e que virou tipicamente brasileira é a cocada. De tabuleiro, cremoso, queimado ou mesmo tradicional, esse doce ganhou diversas adaptações nas cinco regiões do Brasil. E para aqueles que possuem restrições alimentares, como é o caso dos intolerantes à lactose, existe até cocada sem lactose, sabia?

É isso mesmo. Como a sobremesa costuma levar leite, leite de coco ou leite condensado na receita, quem possui a condição acaba evitando o doce. Mas é possível trocar alguns ingredientes e deixá-lo disponível para o consumo desse público também. Quer saber como? A nutricionista Telma Domiciano ensina a seguir:

Cocada sem lactose

Preparo fica pronto rapidamente.

Mesa com cocada, açúcar e coco

A sobremesa será um sucesso | Imagem: Freepik

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 12 porções

Ingredientes:

  • 300 ml de leite zero lactose semidesnatado
  • 2 col. (chá) rasas de amido de milho
  • 1 col. (sopa) cheia de açúcar light
  • 5 col. (sopa) de leite em pó zero lactose
  • 120 g de coco fresco ralado

Modo de preparo:

  1. Bata no liquidificador 150 ml do leite com o amido, o açúcar light e o leite em pó. Reserve.
  2. Em uma panela antiaderente, coloque o restante do leite (150 ml) para aquecer. Quando estiver morno, acrescente o coco ralado e mexa bem por cerca de um minuto.
  3. Depois acrescente a mistura do liquidificador e não pare de mexer até que desprenda da panela.
  4. Quando estiver soltando do fundo da panela, desligue o fogo e deixe esfriar. Se preferir, coloque na geladeira para deixar mais firme.

Alternativas para a restrição

Um artigo de revisão do periódico Nutrients apontou que a intolerância à lactose pode estar associada a diversos fatores, como, por exemplo, a genética, onde existem relatos de casos de má digestão desse carboidrato.

Atualmente, cientistas tentam encontrar um tratamento eficaz para a condição, mas por ora, algumas recomendações estão em adaptar produtos à base de leite de vaca por alimentos com redução de lactose, leite à base de plantas, prebióticos, probióticos, entre outros.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Telma da Rocha Domiciano é nutricionista formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp/SP) e em Naturologia pela Estratego (PB), é também autora do livro Culinária social – 100 receitas nordestinas para hospitais, indústrias e escolas@nutri_telmadomiciano

Andrew S. et al. Lactose Intolerance, Dairy Avoidance, and Treatment Options. Nutrients, 2018.

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