Doença possui diferentes tipos e causas, confira
Mais do que apenas um desconforto no estômago, a gastrite é uma doença que precisa de atenção, pois se não tratada a tempo, pode evoluir para um quadro mais grave. Por isso, é importante saber identificar os primeiros sintomas da gastrite, suas principais causas e também como a alimentação pode influenciar nas dores e na queimação.
Confira a seguir um guia completo para te ajudar a entender um pouco mais sobre a doença, baseado em estudos científicos:
Conteúdo
Saiba tudo sobre os sintomas da gastrite!
O que é?
A gastrite pode ser considerada como uma inflamação na região da mucosa que reveste o estômago, com diferentes causas e tipos.
Quais são os principais tipos?
Ela pode ser classificada como erosiva ou não erosiva, dependendo do grau de perfuração na mucosa estomacal. Também pode ser classificada de acordo com a frequência dos sintomas, podendo ser aguda, crônica ou temporária.
O que causa a doença?
Vários fatores estão entre as possibilidades de causa da doença. Uma das mais recorrentes é por meio da infecção por Helicobacter pylori, ou H. pylori. Mas hábitos ligados à qualidade de vida também podem resultar na gastrite, como a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, o tabagismo, o uso de medicamentos sem prescrição, níveis elevados de radiação e até mesmo o estresse.
Quais são os sintomas da gastrite?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que existem casos de pacientes com gastrite que são assintomáticos. Portanto, é difícil avaliar os casos de uma forma geral, e apenas o médico poderá diagnosticar o problema, por meio de exames, histórico e endoscopia.
Dito isso, alguns sintomas costumam ser mais frequentes entre quem tem gastrite, como dores e desconfortos na região abdominal, sensação de náusea e inchaço, vômitos, queimação e azia.
Como tratar
No caso da gastrite por H. pylori, é necessário o uso de medicamentos com supervisão para erradicar a bactéria. Em outros casos, o tratamento pode ser feito por meio de supressão ácida, com medicamentos prescritos pelo médico, e mudanças nos hábitos relacionados à qualidade de vida, incluindo a alimentação.
Quais alimentos evitar?
Sugere-se evitar alimentos que colaborem com o crescimento da secreção gástrica. Como exemplo, é possível citar:
- Pimentas
- Tomate
- Bebidas alcoólicas
- Café
- Chá preto
- Alimentos industrializados
- Frutas cítricas
- Goma de mascar
E quais alimentos podem ajudar a controlar os sintomas da gastrite?
Por outro lado, existem alimentos que ajudam no controle dos sintomas da gastrite. Pode-se dar como exemplo:
- Água
- Chás sem cafeína, como o da espinheira-santa
- Frutas não cítricas, como maçã e banana
- Mingaus, purês e outros alimentos pastosos
- Iogurte desnatado
- Queijos brancos
- Carnes brancas magras
Outros hábitos saudáveis
Estudos sugerem ainda que adotar bons hábitos no dia a dia também pode ajudar na prevenção da gastrite:
- Dormir oito horas por dia
- Comer as refeições com atenção plena
- Fazer exercícios físicos regularmente
- Não fumar
- Não exagerar nas bebidas alcoólicas e, se for beber, alternar o consumo delas com água
- Seguir orientações nutricionais
Quer saber mais sobre alimentação saudável? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Manual MSD para Profissionais de Saúde, 2020.
Zelalem T. et al. Prevalence and associated risk factors of gastritis among patients visiting Saint Paul Hospital Millennium Medical College, Addis Ababa, Ethiopia. Plos One, 2021.
Azer SA. et al. Gastritis. StatPearls, 2021.
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.