Ícone do site Nutritotal Para todos

Você sabe como melhorar a diarreia com a alimentação?

Homem segura com uma mão uma embalagem de marmita de isopor e um garfo de plástico e, com a outra, coloca a mão sobre a barriga, indicando desconforto.

Ficar com diarreia é bem desagradável, não é mesmo? Além do desconforto, das dores e da mudança do hábito intestinal, ela pode ser um alerta importante de diversas condições de saúde, desde as mais simples às mais complicadas.

No geral, as pessoas apresentam diarreia aguda, ou seja, episódios esporádicos de um dia e que podem ser de origem infecciosa ou não infecciosa. A diarreia aguda infecciosa pode ser causada por microrganismos, como vírus e bactérias encontrados em alimentos ou superfícies contaminadas, ou mesmo pelo contato com pessoas ou animais contaminados.

Quando se trata de uma diarreia aguda não infecciosa, é possível que a causa seja o uso de laxantes, antibióticos, quimioterápicos, adoçantes e gorduras em excesso ou doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Chron, a síndrome do intestino irritável e as intolerâncias à lactose e/ou ao glúten.

Para ambos os tipos de diarréias agudas, o principal tratamento é a dieta, no entanto, a diarreia aguda não infecciosa apresenta particularidades na alimentação de acordo com a causa do sintoma. Por isso, aqui traremos algumas dicas de alimentação focadas em como melhorar a diarreia de fonte infecciosa:

 

Fonte: Shutterstock.com

 

Como melhorar a diarreia?

As evacuações frequentes interferem na absorção de nutrientes e líquidos da alimentação, levando a pessoa com diarreia a um quadro de desidratação e até desnutrição dependendo da persistência da diarreia.

É importante não ficar sem se alimentar e buscar formas de hidratação e de nutrição capazes de apoiar a recuperação do organismo sem agravar a inflamação. Abaixo, separamos uma lista de alimentos e bebidas que podem contribuir com esse cuidado:

1. Água de coco

A água de coco, além de ser uma fonte de hidratação, fornece minerais como sódio, magnésio e potássio que podem ser perdidos durante as evacuações.

2. Chá de camomila

O chá de camomila também pode ser utilizado para a hidratação durante a diarreia. Ele possui propriedades anti-inflamatórias que foram demonstradas em estudos como eficazes para melhorar a diarreia e dores abdominais.

3. Isotônicos 

As bebidas esportivas, como os isotônicos utilizados em corridas para obtenção de energia e manutenção dos minerais perdidos no suor, podem ser usadas também na ocorrência de diarreia. Assim como a água de coco, os isotônicos ajudam na reposição de minerais e na hidratação. 

4. Inhame chinês ou taro

Utilizado na medicina chinesa, o inhame chinês é um alimento rico em amido resistente que pode contribuir com a regulação da microbiota intestinal aumentando as bactérias boas e reduzindo as ruins. Consequentemente, o seu consumo ajuda a melhorar a diarreia, mas lembre-se que o inhame deve ser cozido antes de comer. 

5. Banana

A banana também é fonte de amido e contém potássio, um mineral que pode ser perdido na diarreia. É uma fruta saborosa e de fácil ingestão podendo apoiar o controle da diarreia. 

6. Maçã sem casca

A maçã oferece nutrientes e contém boa quantidade de água, ajudando na hidratação e nutrição da pessoa com diarreia. Ela deve ser consumida sem casca, pois, as fibras contidas na casca podem provocar mais movimentos do intestino que está fragilizado pela inflamação.

7. Arroz branco

Assim como o inhame, o arroz é fonte de amido e é um alimento que pode ser consumido para nutrir o organismo enquanto a diarreia persiste. Orienta-se o consumo do arroz branco por ter menos fibras que funcionariam como as fibras da casca da maçã, aumentando o trabalho intestinal. 

8. Outros alimentos

Carnes magras, preparações leves e sem condimentos também podem ser consumidas de acordo com a aceitação da pessoa com diarreia. O ideal é praticar uma alimentação sem excessos de gorduras e açúcares para não irritar ainda mais o trato gastrointestinal.

Como prevenir a diarreia?

A diarreia aguda infecciosa está relacionada a contaminações, seja por alimentos ou contato com superfícies ou pessoas ou animais contaminados. Para preveni-la observe com atenção onde está comprando seus alimentos, sejam prontos ou crus, faça a higienização correta dos alimentos, não beba água de procedência desconhecida, realize suas refeições em um ambiente limpo e lave sempre as mãos antes de comer ou após ir ao banheiro.

Esses são alguns cuidados importantes que ajudam na prevenção da diarreia, mas lembre-se que a diarreia pode ser um alerta para outras condições de saúde não infecciosas, por isso, se mesmo com todos esses cuidados a diarreia for frequente, busque ajuda profissional para investigar o caso e iniciar o tratamento mais adequado.

Quer ter mais dicas na palma das suas mãos? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira receitas e cuidados para ter mais saúde!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Você pode gostar também:

Referências

Kimura, R., Schwartz, J., & Bennett-Guerrero, E. (2023). A Narrative Review on the Potential Therapeutic Benefits of Chamomile in the Acute Care Setting. Journal of Herbal Medicine, 100714.

Li, Y., Xia, S., Jiang, X., Feng, C., Gong, S., Ma, J., … & Yin, Y. (2021). Gut microbiota and diarrhea: an updated review. Frontiers in cellular and infection microbiology, 11, 625210.

Brasil, Ministério da Saúde. Doenças diarreicas agudas. Saúde de A a Z. 

Sair da versão mobile