Como higienizar alimentos do jeito certo

Postado em 17 de maio de 2023 | Autor: Redação Nutritotal

A qualidade da sua alimentação também está na limpeza dos alimentos, veja o que realmente funciona

Você sabia que para ter uma alimentação saudável também é preciso higienizar os alimentos? Pois é! Além de escolher os alimentos mais ricos em nutrientes, também devemos nos preocupar com a segurança da nossa alimentação no quesito higiene.

Até porque, se o alimento estiver com algum microorganismo que cause infecção no seu corpo, ele com certeza não será saudável para o organismo. E, infelizmente, muitas famílias desconhecem ou não têm o hábito de higienizar os alimentos antes de consumi-los, especialmente as frutas, legumes e verduras que podem ser comidos crus.

E aí, existe um grande risco à saúde. Então, para explicar melhor sobre o assunto e entender o que é certo e o que é errado na hora de higienizar os alimentos, vamos desmistificar algumas práticas:

Como higienizar os alimentos

Foto: Shutterstock.com

O que é mito e o que é verdade na hora de higienizar os alimentos?

Entenda quais cuidados você deve tomar e quais são desnecessários, podendo até aumentar os riscos de contaminação nos alimentos:

Todos os alimentos devem ser higienizados

Mito. Alimentos como frutas e verduras, podem e devem ser lavados em água corrente para remover sujidades superficiais, como terra e insetos. Mas, outros alimentos, como carne crua, não devem ser lavados, pois isso pode aumentar o risco de contaminação por bactérias.

Ao lavar as carnes você aumenta o risco de contaminação porque a água pode espalhar as bactérias para outras superfícies da cozinha, incluindo as mãos do cozinheiro, utensílios de cozinha e outros alimentos. Além disso, como a carne geralmente é refogada, assada ou grelhada, a submissão do alimento a altas temperaturas já elimina grande parte dos microrganismos, desde que seja bem cozida (temperaturas superior a 70°C).

Frutas, legumes e verduras devem ser higienizados em água clorada

Verdade. Verduras, frutas e legumes com casca, principalmente os que não vão ser aquecidos de alguma maneira, devem ser deixados de molho durante 10 minutos em água clorada, na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para 1L de água.

Esse método garante a eliminação de várias bactérias, oferecendo mais segurança ao consumo. É importante salientar que depois de deixar de molho, é preciso enxaguar os alimentos em água corrente para eliminar resquícios do produto.

Alimentos como feijão, grão de bico e lentilha, as leguminosas, não precisam passar por esse procedimento de sanitização, apenas remoção de pedrinhas, insetos e lavagem em água corrente antes de deixar de remolho e cozinhar.

Vinagre, limão, bicarbonato de sódio e detergente devem ser usados para higienizar os alimentos

Mito. Vinagre, limão e bicarbonato de sódio não eliminam microrganismos que podem causar doenças no nosso corpo.

E o detergente, apesar de ser um ótimo sanitizante para utensílios, mãos e ambientes, pode ser perigoso para usar nos alimentos, pois pode deixar resíduos tóxicos na comida. Além disso, muitos alimentos podem absorver o detergente e ficar com um gosto desagradável.

É importante secar os alimentos após a higienização

Verdade. A água é um recurso utilizado pelas bactérias para crescerem e se espalharem nos alimentos. É por essa razão, inclusive, que alimentos desidratados como uva passa, damasco, figo e outras frutas secas têm uma durabilidade superior aos alimentos frescos que contém bastante água naturalmente.

Então, para garantir que sua fruta, verdura ou legume dure mais na geladeira depois de higienizar, é importante que você seque, seja com folhas de papel toalha, com um pano limpo ou nas secadoras manuais, antes de guardar.

Se o alimento vai ser descascado, não precisa lavar

Mito. A casca dos alimentos é a parte que está mais exposta ao ambiente externo e pode conter terra, pesticidas, bactérias e outros contaminantes que facilmente passam para a parte comestível durante o descasque.

Portanto, é importante lavar cuidadosamente a casca dos alimentos antes de consumi-los.

Passo a passo para higienizar frutas, legumes e verduras

  1. Comece limpando o ambiente, os utensílios e as suas mãos com água e detergente
  2. Remova as partes que não estão boas para consumo no alimento, como folhas amareladas, sem remover a casca
  3. Lave em água corrente os alimentos escolhidos para remover sujidades superficiais
  4. Prepare a solução de água clorada (LEMBRE: 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1L de água)
  5. Deixe os alimentos de molho por 10 minutos
  6. Enxague os alimentos
  7. Seque com papel toalha, pano limpo ou em secadoras de alimentos
  8. Guarde na geladeira em recipiente com tampa, separando dos alimentos que ainda não foram higienizados.

Alimentos contaminados podem causar doenças com sintomas leves como diarreia e vômito ou complicações mais graves com febre, olhos inchados, alteração da visão e dores, mesmo em pessoas sadias. Por isso, é muito importante que você tome os devidos cuidados com a higienização dos alimentos na sua casa e escolha com atenção os lugares quando for comer fora.

Agora que você aprendeu como higienizar os alimentos do jeito certo, que tal conferir essas outras dicas para uma alimentação saudável e segura:

Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Resolução-RDC nº 216/2004.

Brasil. Ministério da Saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Na cozinha com as frutas, legumes e verduras / Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais. Brasília : Ministério da Saúde, 2016. 116 p. : il. ISBN 978-85-334-2356-5

Brasil. Ministério da Saúde. (2007). Doenças transmitidas por alimentos e água.

Centers for Disease Control and Prevention (CDC). (2022). Food Safety.

United States Department of Agriculture (USDA). (2021). Food Safety Basics.

Assine nossa newsletter: