fbpx

O que o seu intestino pode alertar sobre a sua saúde

Postado em 31 de janeiro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Nem sempre uma dor abdominal é só indigestão ou uma diarreia é virose

A ida ao banheiro pode ser mais importante do que se imagina. A evacuação é considerada normal quando ocorre de uma a três vezes ao dia ou a cada três dias. Fora desse calendário, mudanças nos hábitos do intestino, acompanhadas de alguns sintomas listados a seguir, podem ser alertas do corpo sobre problemas de saúde. Fique atento e, se você sentir algum desses desconfortos, procure ajuda médica. Confira:

Os sinais da saúde do intestino

Veja 4 sinais de que a saúde do intestino não vai bem e é preciso procurar ajuda.

Mulher com as mãos na barriga indicando desconforto

Se a dor insistir em ficar, procure o médico | Imagem: Shutterstock

1. Dor abdominal persistente

Ela está entre os desconfortos que a maioria das pessoas vai sentir pelo menos uma vez na vida. Passageira, a dor abdominal não é preocupante, mas quando insiste em ficar merece atenção e pode ter origens variadas. Indigestão, constipação, vírus ou cólicas menstruais são os motivos mais comuns. No entanto, as causas podem incluir síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, alergia alimentar, pedra nos rins, apendicite, cálculos biliares ou ainda doença do refluxo gastroesofágico.

Quando procurar ajuda? O médico deve ser consultado quando a dor abdominal for aguda, contínua e vier acompanhada de febre, vômito, falta de apetite, desconforto para fazer xixi e inchaço da barriga.

2. Constipação

A constipação é um sintoma que varia de pessoa para pessoa. Baixa frequência de idas ao banheiro, sensação de esvaziamento incompleto, inchaço e prisão de ventre são alguns sinais. O desequilíbrio pode ser consequência do uso de certos medicamentos, mudança no cardápio, estresse ou mesmo problemas mais importantes, como síndrome do intestino irritável, câncer colorretal e problemas na glândula tireoide.

Quando procurar ajuda? Caso a constipação venha acompanhada de perda de peso, dores fortes na região do abdome e sangue nas fezes, consulte o médico.

3. Diarreia por mais de dois dias

Quando a diarreia aparece, nem sempre é sinal de virose. Persistente por mais de uma semana, o desequilíbrio do intestino pode indicar síndrome do intestino irritável, infecção ou uma doença inflamatória intestinal. No entanto, não se deve esperar tanto para procurar o médico.

Quando procurar ajuda? Quando diarreia dura mais que dois dias, é hora de procurar um profissional de saúde. Afinal, o problema causa desidratação rápida e enfraquece o sistema imunológico, especialmente em crianças e idosos.

4. Machucado que não é hemorroida

A fissura anal é um machucado na mucosa comum em quem tem intestino preso. Dor, sangramento e uma “rachadura” visível são os sintomas. O tratamento pode ser simples, com o uso de pomada específica e mudanças no cardápio. Mas o problema pode se tornar crônico se persistir por semanas ou ser recorrente. A fissura é alerta para doença de Crohn, câncer retal, sífilis ou doença inflamatória intestinal.

Quando procurar ajuda? Se mesmo com uma alimentação saudável houver um desses sinais do intestino, procure orientação de um profissional de saúde.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Nutritotal Pro. Diretrizes da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO)Acesso em 21 de janeiro de 2019.

Nutritotal Pro. Diretrizes para a Síndrome do Intestino Irritável, elaboradas pelo National Institute for Health and Care Excellence (NICE)Acesso em 21 de janeiro de 2019.

Mayo Clinic. EUA. DiarrheaAcesso em 21 de janeiro de 2019.

Mayo Clinic. EUA. Anal fissureAcesso em 21 de janeiro de 2019.

Leia também