fbpx


Como preparar uma sobremesa zero açúcar para mães diabéticas

Postado em 5 de maio de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Nutricionista ensina uma mousse para incrementar este Dia das Mães

Preparar um doce caseiro é uma ótima forma de presentear alguém. E neste Dia das Mães, quem quiser aproveitar a ideia pode até mesmo agradar as mamães diabéticas, com uma sobremesa zero açúcar. A seguir, a nutricionista Roberta Lara ensina uma mousse que leva cacau, avocado, biomassa de banana verde e adoçante. Assim, todo mundo pode aproveitar!

Sobremesa zero açúcar: mousse de chocolate

A receita a seguir é prática e rápida.

Mousse de chocolate com nozes por cima dentro de pote branco, com colher ao lado, em cima de uma mesa de madeira. Ao fundo, outro pote branco com nozes.

Doce leva adoçante no lugar do açúcar | Imagem: Shutterstock

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes:

  • 200 g de chocolate 70% cacau sem açúcar
  • 25 g de biomassa de banana verde
  • ½ avocado
  • 1 col. (sopa) de cacau em pó
  • 1 col. (sopa) de adoçante xilitol
  • 1 xíc. (chá) de bebida vegetal de castanhas ou aveia
  • Nozes para decorar

Modo de preparo: 

1- Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, tomando cuidado para não queimar.

2 – Adicione os demais ingredientes e bata em um processador até ficar em consistência cremosa.

3 – Coloque em um refratário de vidro e leve à geladeira. Consuma gelado e decore com as nozes.

Para aprender mais receitas de doces sem açúcar no nosso site, clique aqui.

Alerta às mães diabéticas

Segundo dados da pesquisa Vigitel de 2018, ao comparar as 27 capitais brasileiras, a frequência do diagnóstico médico de diabetes foi de 8,1% entre as mulheres acima de 18 anos.

Esse número é 1% maior do que a comparação com os homens. Além disso, um estudo feito pela American Diabetes Association comparou a incidência de diabetes tipo 2 entre mulheres com a síndrome do ovário policístico (SOP).

Como conclusão, a pesquisa mostrou que as mulheres com SOP apresentam um risco aumentado de diabetes tipo 2, independentemente da idade e do índice de massa corpórea (IMC). Por isso, não deixe de consultar seu nutricionista e fazer exames periódicos para detectar a incidência dessa comorbidade.

 

 Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI).

Vigitel Brasil 2018. Ministério da Saúde, 2018.

Nadira K. et al. The Impact of Obesity on the Incidence of Type 2 Diabetes Among Women With Polycystic Ovary Syndrome. American Diabetes Association, 2019.

-

Assine nossa newsletter: