Como preparar um sorvete saudável e com baixo teor de gordura

Postado em 7 de janeiro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Receita simples e saborosa irá agradar toda a família

Nos dias mais quentes de verão, não tem nada melhor do que tomar um sorvete para refrescar. Mas se você ainda acha impossível encontrar uma versão do doce que seja, ao mesmo tempo, com baixo teor de gordura e saborosa, está enganado. Neste post, além de descobrir qual é a versão mais saudável da sobremesa, você ainda vai aprender como fazer sorvete em casa!

Ainda duvida? Então olha só que curioso: um estudo divulgado pelo Penn State mostrou que, embora muita gente ache que o sorvete com mais gordura tenha um sabor melhor, a realidade é que as pessoas geralmente não conseguem distinguir a diferença entre os níveis de gordura nos sorvetes.

Por meio de um teste cego, os cientistas também descobriram que os níveis de gordura não influenciam significativamente as preferências dos consumidores pelo sabor. Segundo eles, o gosto geral dos sorvetes pelos consumidores não mudou quando a quantidade de gordura caiu de 14% para 6%, por exemplo.

Com frutas e baixo teor de gordura

Para aprender como fazer sorvete com baixo teor de gordura e sem o uso de conservantes que podem trazer malefícios à saúde, a nutricionista Beatriz Valverde sugere o uso de frutas congeladas e picadas para dar sabor e forma à sobremesa.

Segundo ela, a receita pode ser feita em poucos minutos e agrada desde as crianças até os mais velhos. Confira o passo a passo a seguir:

Como fazer sorvete

Uma versão com frutas é saborosa e mais saudável!

Sorvete de morango de massa dentro de pote de vidro, com morangos e folhas de hortelã ao redor enfeitando

Tem frutas congeladas em casa? Então aproveite para fazer um sorvete | Imagem: Shutterstock

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes

  • 1 manga madura picada e congelada
  • 2 bananas maduras picadas e congeladas
  • 10 morangos congelados
  • 1 copo de iogurte natural

Modo de preparo

  1. Bata tudo no liquidificador
  2. Armazene no congelador por mais 3 horas para congelar.
  3. Depois, é só servir. Combina também com grãos e cereais.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.

Laura M. High-fat ice cream may not necessarily mean tastier ice cream. Penn State, 2017.

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