fbpx

3 truques para deixar as receitas com chocolate mais saudáveis

Postado em 10 de setembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Veja como é possível gostar de chocolate e manter a saúde em dia ao mesmo tempo

Presente nos bolos, musses e tantas outras sobremesas, o chocolate é uma paixão mundial até mesmo quando consumido puro. Mas, por trás de seu sabor delicioso, algumas de suas versões têm também altas taxas de gorduras e açúcares que podem trazer malefícios ao corpo, desde cáries até aumento de peso. Entretanto, é possível encontrar alternativas para deixar suas receitas com chocolate mais saudáveis. Veja como a seguir.

Como deixar as receitas com chocolate mais saudáveis?

Opte por versões com mais concentração de cacau

Um dos truques mais recomendados é substituir o chocolate ao leite por sua versão meio amarga, amarga ou 100% cacau. Mas, se ao utilizar o chocolate meio amargo nas preparações você sente falta do sabor mais doce, a nutricionista Beatriz Valverde sugere que seja adicionada à receita uma fruta mais madura (naturalmente mais adocicada) ou frutas secas.

Adicione fibras

Uma outra dica, segundo a nutricionista Beatriz, para deixar as receitas com chocolate mais saudáveis, é adicionar fibras como aveia, chia, farinha de linhaça, amaranto ou quinoa em flocos no prato. “Essas fibras vão controlar melhor o índice glicêmico da preparação e auxiliarão na saciedade”, destaca.

Que tal um substituto natural?

A inclusão de substitutos naturais do chocolate também é uma alternativa, como a alfarroba, que segundo um estudo divulgado no European Chemical Bulletin, pode conter agentes benéficos no combate à obesidade.

A seguir, Beatriz ensina uma receita saborosa de milk-shake de chocolate feito de uma maneira mais saudável, sem perder o sabor.

Aprenda receitas com chocolate: milk-shake saudável

Nesta versão, a bebida leva chocolate meio amargo combinado com ingredientes nutritivos como leite de coco, banana e aveia.

Mesa com copo de milk-shake

O milk-shake vai bem para as tardes de calor | Imagem: Shutterstock

Rendimento: 1 copo
Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes
150 ml de leite de coco
1 banana madura
1 col. (sopa) de aveia
2 col. (sopa) de chocolate meio amargo em pó

Modo de preparo
1 – Pegue um liquidificador potente e acrescente os quatro ingredientes.
2 – Bata durante três minutos ou até a mistura ficar homogênea.
3 – Adicione gelo e bata mais uma vez, para dar o aspecto de milk-shake. Sirva ainda gelado.

E falando em receitas com chocolate, se no calor um milk-shake vai bem, no inverno não pode faltar uma bebida para aquecer. Nós ensinamos como fazer um chocolate quente mais saudável, confira!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.

Azab A. CAROB (Ceratonia siliqua): HEALTH, MEDICINE AND CHEMISTRY. European Chemical Bulletin, 2017.

Furlán L. et al. Development of free sugar white chocolate, suitable for diabetics, using Stevia and sucralose as sweeteners: Study of the thermal degradation kinetic. Universidad Nacional de San Luis, 2016.

 

Leia também