fbpx


Chocolate pós-menopausa: veja os benefícios!

Postado em 8 de março de 2022 | Autor: Redação Nutritotal

Alimento pode ajudar o corpo a queimar gorduras, dependendo de como é consumido

Para os chocólatras, qualquer hora do dia é um momento ideal para um pedaço de chocolate. Seja na primeira refeição do dia ou na última, há sempre um espaço reservado para o doce. E um novo estudo diz que, ainda por cima, o consumo poderia gerar benefícios ao organismo. Cientistas do Brigham and Women’s Hospital, nos EUA, investigaram se comer chocolate pós-menopausa alteraria o ganho de peso entre as mulheres.

Segundo a crença popular, comer a versão ao leite todos os dias pode soar como uma receita para o ganho de peso, mas a pesquisa apontou que uma quantidade concentrada durante uma determinada janela de tempo pela manhã pode ajudar o corpo a queimar gordura e diminuir os níveis de açúcar no sangue, ou seja, o efeito contrário do que se esperava.

Os benefícios do chocolate pós-menopausa

chocolate pós-menopausa

Imagem: Shutterstock

A análise foi feita em um grupo de mulheres no período após a menopausa. Elas foram avaliadas por fatores como o consumo de chocolate ao leite concentrado dentro de uma hora após acordar ou em até uma hora antes de dormir.

Foram analisados o ganho de peso e até a não-ingestão de chocolate. Como resultado, tanto o consumo matinal moderado quanto o noturno não levaram a um ganho de peso considerável. A fome e o apetite foram saciados com mais facilidade entre o grupo da manhã, além de alterações positivas na microbiota intestinal, na qualidade do sono, entre outros fatores biológicos.

Outro diferencial do consumo mais cedo foi que a ingestão de chocolate foi capaz de ajudar a queimar gordura e reduzir os níveis de glicose no sangue. Por fim, comer o doce também afetou positivamente o metabolismo de descanso e exercício da manhã seguinte.

Vale ressaltar que ainda faltam mais estudos que comprovem os benefícios do chocolate ao leite, e que ainda assim, o alimento é rico em gorduras e açúcares que são prejudiciais à saúde. Porém, se estiver pensando em um lanchinho, mulheres no pós-menopausa podem, com moderação, incluir o alimento na dieta.

Leia também: cientistas desenvolvem chocolate ao leite mais saudável

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre nutrição e alimentação para a menopausa!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Scheer F. et al. Starting the day off with chocolate could have unexpected benefits. Brigham and Women’s Hospital, 2021.

-

Assine nossa newsletter: