fbpx

Chocolate quente mais saudável? Existe, sim!

Postado em 25 de junho de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Aproveite a chegada do inverno com uma receita quente, saudável e saborosa

A chegada do inverno traz a vontade de consumir alimentos mais quentes, como uma bebida bem quentinha antes de dormir. Mas a alta quantidade de açúcar e gorduras que essas receitas podem conter faz com que muitos as evitem em prol da sáude. Porém, sabia que é possível fazer um chocolate quente mais saudável sem perder o sabor característico dessa iguaria?

Uma das substituições possíveis, segundo a nutricionista Danielle Fontes, é trocar o chocolate ao leite ou achocolatado por cacau em pó 100%. Um estudo feito na Universidade de Oxford, no Reino Unido, comprova que o ingrediente pode ser usado como um benefício para saúde.

No trabalho, os pesquisadores observaram que alimentos com cacau 100% podem ser uma maneira segura e fácil de reduzir os sintomas de fadiga associados à esclerose múltipla, por exemplo. Isso só é possível graças á presença dos flavonoides no pó, que podem auxiliar nos efeitos anti-inflamatórios do corpo.

E para você aproveitar os dias frios sem se preocupar com calorias e açúcar em excesso, Danielle ensina uma receita fácil de chocolate quente mais saudável. Experimente!

Caneca branca com chocolate quente em cima da mesa

Trocando alguns ingredientes é possível preparar um chocolate quente mais saudável| Imagem: Shutterstock

Chocolate quente mais saudável

Rendimento: 1 copo de 200 ml
Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes:
– 1 copo de 200 ml de leite vegetal ou leite desnatado
– 2 colheres (sopa) de chocolate em pó 100% cacau
– 1 colher (sopa) de açúcar mascavo ou adoçante
– Canela a gosto

 

Modo de preparo:

1 – Misture o leite, o chocolate e o açúcar ou adoçante em um recipiente até se unirem.

2 – Em uma panela, aqueça tudo por cinco minutinhos, até encorpar a mistura.

3 – Sirva ainda quente. Se quiser, coloque um pouco de canela para dar um toque especial à receita.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Consultoria e receita da nutricionista Danielle Fontes, formada pelo Centro Universitário São Camilo; com especialização em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo Ganep (Grupo de Alimentação e Nutrição Enteral e Parenteral); especialização em Fitoterapia Funcional -Instituto Valeria Pascoal; mestre em Ciências pelo Departamento de Oncologia e Radiologia da Faculdade de Medicina da USP e especialista em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Coe S. et al. A randomised double-blind placebo-controlled feasibility trial of flavonoid-rich cocoa for fatigue in people with relapsing and remitting multiple sclerosis. Universidade de Oxford, 2018.

 

Leia também