Doce sem açúcar para as crianças (aprenda a fazer!)

Postado em 17 de janeiro de 2024

É possível preparar sobremesas mais saudáveis e que agradem o paladar dos pequenos. Como esta receita de sorvetinho de manga

Nas férias é muito comum que as crianças se reúnam na casa de um amigo para brincar a tarde toda. E, se a casa escolhida dessa vez for a sua, não se preocupe com o que oferecer para a criançada, trouxemos uma receita de doce para crianças que é saudável e refrescante.

Para desenvolver essa receita que vai agradar toda a turminha, independente da idade, pedimos ajuda da nutricionista Natalia Lopes*. O preparo é tão simples e rápido que ela garante que até as crianças vão querer ajudar a fazer, confira:

doce para crianças

Fonte: Shutterstock

Sorvetinho de manga

Tempo de preparo: 10 minutos + 4 horas no congelador

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: Fácil

Ingredientes

  • 1 manga Palmer madura
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 banana Prata ou Nanica

Modo de preparo

  • Descasque e pique a manga e a banana em pedaços pequenos.
  • Leve ao congelador a manga e a banana picadas e o iogurte por aproximadamente 3 horas.
  • Retire-os do congelador e bata no liquidificador, usando o modo pulsar para misturar os ingredientes aos poucos até que se forme um creme espesso.
  • Coloque a mistura em forminhas de picolé ou em copinhos plásticos com palito e leve novamente ao congelador por mais 1 ou 2 horas. 
  • Quando estiver congelado, já estará pronto para consumo.

Dica: Use outras frutas congeladas, como morango e mamão, para criar sabores diferentes desse doce para crianças.

Por que sem açúcar?

“Para ser doce não tem que ter açúcar?” A resposta é não! Existem muitas formas de adoçar o paladar sem a necessidade de acrescentar açúcar às receitas e, quando falamos de doce para crianças, essas adaptações devem ser uma prioridade.

O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos recomenda que o açúcar entre na dieta dos pequenos somente após os dois anos de idade e sempre com moderação. Essa é uma estratégia preventiva para evitar o ganho excessivo de peso na infância e o desenvolvimento de doenças crônicas no futuro.

As crianças nascem naturalmente com uma preferência ao sabor doce, no entanto, é preciso entender que assim como os adultos, o paladar infantil é modificável. Se você incentivar seu filho a comer outros alimentos e não ofertar apenas os doces que ele gostar, você conseguirá acostumá-lo com diferentes preparações, evitando que ele tenha dificuldades em aceitar verduras, legumes e outros alimentos saudáveis.

Descubra outras receitas para preparar para ou junto com as crianças:

Referência

Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos. Ministério da Saúde, 2019.

*Natalia Lopes atua como coordenadora do Nutritotal, é formada em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Especialista em Obesidade, Emagrecimento e Saúde pela Unifesp.

 

Assine nossa newsletter: