fbpx


Nutricionista ensina como fazer bolo diet para diabéticos

Postado em 4 de agosto de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Preparo pode ser um presente carinhoso para o Dia dos Pais

O Dia dos Pais se aproxima mas as recomendações de distanciamento social permanecem mantidas por conta da pandemia do novo coronavírus. Isso pode cancelar os planos de um almoço em família mas, para comemorar a data mesmo à distância, uma boa saída é preparar um alimento especial em casa e enviá-lo de presente. Afinal de contas, quem não gosta de ganhar doces? E vale saber que é possível combinar a doçura em preparos saudáveis, que podem contemplar inclusive pais com restrições alimentares, como os diabéticos. Neste post, por exemplo, você vai aprender como fazer bolo diet – e de chocolate!

Quem ensina é a nutricionista Roberta Lara. Mas vale reiterar que, mesmo para portadores de diabetes, a receita deve ser consumida com moderação. Aprenda o passo a passo a seguir:

Como fazer bolo diet de chocolate

Ao chegar em casa com as compras do mercado, não se esqueça de higienizá-las adequadamente.

Bolo de chocolate em mesa

Um doce caseiro pode ser um ótimo presente | Imagem: Freepik

Tempo de preparo: 45 min.
Rendimento: 10 pedaços

Ingredientes:

  • 2 xíc. (chá) de farinha de aveia
  • 1 xíc. (chá) de farinha de arroz
  • 1 xíc. (chá) de xilitol ou eritritol
  • 1 col. (sopa) de fermento em pó
  • 1 xíc. (chá) de cacau em pó
  • 3 ovos
  • 1 xíc. (chá) de leite desnatado
  • 1/2 xíc. (chá) de óleo de coco ou girassol
  • 200 g de chocolate 70% cacau
  • 1 lata de creme de leite light

Modo de preparo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o chocolate  e o creme de leite.
  2. Unte uma forma com farinha de aveia e coloque a massa.
  3. Asse por 30 minutos em forno preaquecido a 180 ºC.
  4. Derreta o chocolate em banho-maria e misture com o creme de leite, formando uma ganache.
  5. Cubra o bolo assado e sirva.

Menos ultraprocessados

Preparar o próprio bolo de forma caseira, com ingredientes saudáveis para quem tem diabetes é uma maneira também de evitar produtos industrializados na alimentação dessas pessoas.

Esse é um risco que, segundo um estudo publicado no JAMA Network, se torna ainda maior caso esse tipo de alimento seja consumido com frequência. Portanto, a indicação é evitar os alimentos ultraprocessados e optar pelo consumo de produtos naturais e orgânicos.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI). Também é colunista do Nutritotal Público Geral. Instagram: @robertasoareslara Facebook: Instituto de Nutrição Roberta Lara.

Bernard S. et al. Ultraprocessed Food Consumption and Risk of Type 2 Diabetes Among Participants of the NutriNet-Santé Prospective Cohort. JAMA Network, 2019.

-

Assine nossa newsletter: