Saiba quais alimentos podem compor o famoso lanchinho da madrugada sem atrapalhar a dieta
Mesmo depois de você colocar o pijama, apagar as luzes e se cobrir, o seu estômago pode roncar interrompendo sua noite de sono. Isso pode ser um problema para quem quer emagrecer, e muita gente se pergunta: o que se pode comer de madrugada? Pois vale saber: existem alimentos saudáveis que ajudam a saciar a fome e ainda deixam o sono mais tranquilo.
Um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition apontou que o horário em que são feitas as refeições pode interferir no aumento da gordura corporal. Por isso, optar por alimentos mais saudáveis pode ser um primeiro passo para os insones de plantão.
A seguir, listamos algumas opções mais leves para quando a fome apertar antes de dormir:
Conteúdo
O que se pode comer de madrugada?
O ideal é seguir uma alimentação equilibrada para não correr o risco de a fome apertar ao dormir. Porém, se não tiver jeito, a dica é optar por alimentos mais leves e com propriedades calmantes.
Chá de camomila
De acordo um estudo de revisão divulgado pelo Molecular Medicine Reports, preparações à base de camomila, como chá e aromaterapia com óleos essenciais, podem ser usadas para tratar insônia e induzir sedação com efeitos calmantes. A planta possui uma substância chamada apigenina, que pode se ligar aos receptores do cérebro para dar a sensação de relaxamento.
Queijo cottage
Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Estadual da Flórida mostrou que consumir 30 gramas de proteína cerca de 30 minutos antes de dormir pode ter um efeito positivo na qualidade muscular, metabolismo e saúde geral. E a melhor parte: não há ganho de gordura corporal. O alimento usado no teste foi o queijo cottage, mas os pesquisadores querem ampliar o estudo para outras fontes de proteína no futuro.
Kiwi
Um estudo publicado no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition apontou que o consumo de kiwi pode ajudar a melhorar significativamente a qualidade do sono, principalmente no que diz respeito ao aumento da duração total e da eficiência do sono. Mas vale ressaltar que mais estudos precisam ser feitos para comprovar os efeitos da fruta na saúde.
Lanches leves
De acordo com a comissão de médicos do MIT Medical, pequenas refeições como um punhado de nozes, uma porção pequena de edamame, um copo de iogurte desnatado com aveia ou biscoitos integrais com atum são opções mais nutritivas e que trarão maior saciedade.
Leia também: Como melhorar a alimentação para uma boa noite de sono?
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Yee K. et al. Later circadian timing of food intake is associated with increased body fat. American Journal of Clinical Nutrition, 2017.
Gupta S. et al. Chamomile: A herbal medicine of the past with bright future. Molecular Medicine Reports, 2010.
Michael O. Late night snacker? Make it cottage cheese. Florida State University, 2018.
Lin H. et al. Effect of kiwifruit consumption on sleep quality in adults with sleep problems. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, 2011.
Late-Night Eating. MIT Medical, 2017.