fbpx


O segredo para a massa de pão integral não endurecer

Postado em 27 de agosto de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça também os benefícios que a versão integral pode trazer para suas refeições

Ao acordar, não há nada melhor do que sentir aquele cheiro de café e pão frescos te esperando para começar um novo dia. Mas, se você quer aumentar o consumo de fibras ou está seguindo uma dieta mais saudável, o pãozinho pode ganhar variações mais saudáveis, como a integral. E sabia que para o alimento ficar mais nutritivo dá para preparar em casa a massa de pão integral?

O preparo caseiro é melhor do que comprar a versão industrializada do pão, que pode até ter mais farinha de trigo branca do que a integral entre os ingredientes (para saber essa informação, é fundamental entender os rótulos dos alimentos).

Contudo, um problema que muitas pessoas encontram ao fazer o alimento em casa é a massa do pão integral acabar ficando dura ou não dar liga. Se isso já aconteceu com você, não se preocupe. A nutricionista Beatriz Valverde explica como fazer pão integral simples e sem erro: “O segredo está em acrescentar sementes na massa. Adicione quatro colheres (sopa) de linhaça, ou ½ xícara de aveia, ou ainda ½ xícara de gérmen de trigo. Você irá sentir a diferença na hora de sovar a massa”, garante.

A seguir, a nutricionista ensina uma receita de pão integral simples e caseira.

Receita de massa de pão integral

Rendimento: dois pães grandes
Tempo de preparo: 1 hora

Pão integral fatiado em tábua

O segredo para a massa de pão integral dar certo é adicionar sementes no preparo | Imagem: Shutterstock

Ingredientes:
4 xíc. (chá) de farinha de trigo integral peneirada
4 col. (sopa) de linhaça ou ½ xíc. (chá) de aveia ou ½ xíc. (chá) de gérmen de trigo
2 col. (sopa) de açúcar demerara
1 col. (chá) de sal
1 col. (sopa) de fermento em pó
1 e ½  xíc. (chá) de água morna
½ xíc. (chá) de óleo de canola

Modo de preparo:

1 – Misture muito bem os ingredientes secos em uma tigela e acrescente aos poucos os ingredientes líquidos, até darem ligar.
2 – Sove bem a massa até que ela deixe de grudar nas mãos.
3 – Modele o pão e deixe crescer em um local quente, cobrindo a mistura com um pano limpo.
4 – Quando terminar de crescer, asse a massa em um forno pré-aquecido a 200 °C por 40 min.
5 – Sirva acompanhado de geleia de frutas, manteiga ou com seu acompanhamento preferido.

O açúcar não pode ser retirado da receita, pois serve para alimentar o fermento. Não se preocupe, pois a quantidade é pequena e não adoça o pão, além de ser consumido pelo fermento.

Benefícios do pão integral

Até hoje, muito se discute a respeito dos benefícios que a versão integral oferece à saúde se comparado ao pão com farinha de trigo branca. De fato, a quantidade de carboidratos não apresenta grandes diferenças, mas as fibras sim.

Um estudo feito na Universidade de Ciências Médicas de Isfahan, no Irã, comparou os dois pães na dieta de pré-diabéticos. Enquanto o pão branco teve efeitos negativos para a alimentação dessas pessoas, o pão integral não a afetou de maneira significativa, o que mostra que a versão sem farinha de trigo refinada pode ser menos prejudicial à saúde.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Beatriz Valverde é nutricionista clínica e pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.

Gholamreza A, Heidari-Beni M., Broujeni MB, Alireza E, Amini M, Reza G, et al. Efeito do consumo de pão integral e pão branco em pacientes pré-diabéticos. Pak J Med Sci, Universidade de Ciências Médicas de Isfahan, 2013.

 

-

Assine nossa newsletter: