fbpx


Para que serve a ora-pro-nóbis? Veja os benefícios!

Postado em 28 de outubro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça a versatilidade dessa planta alimentícia não convencional

Da próxima vez que você for dar uma caminhada pelas ruas da cidade, que tal observar as plantas e árvores ao longo da travessia? Muitas delas podem ser consideradas Plantas Alimentícias Não Convencionais, também chamadas pela sigla PANCs.

Uma das mais populares no Brasil, em especial no interior de estados como Minas Gerais, São Paulo e Goiás, é a ora-pro-nóbis. À primeira vista, ela pode parecer apenas mais uma planta comum em meio à paisagem, mas quem a conhece sabe que pode servir como base para diversos pratos e receitas.

Saiba mais a respeito dessa planta alimentícia não convencional a seguir:

4 curiosidades sobre a ora-pro-nóbis 

Ora-pro-nóbis

Imagem: Shutterstock

O que é ora-pro-nóbis?

Trata-se de uma planta que pode ser encontrada do Norte ao Sul do Brasil, mas que se popularizou principalmente no estado de Minas Gerais. Seu nome científico é Pereskia aculeata miller e além das folhas, também gera frutos.

Como prepará-la?

A ora-pro-nóbis, assim como outras verduras, pode ser consumida de diversas maneiras na cozinha. Talvez uma das formas mais conhecidas seja como parte de um refogado para acompanhar frangos e carnes. Também pode ser usada na omelete, no picadinho, no preparo de pães, tortas e massas, para molhos como o pesto, entre outros. Pode ainda ser usada como corante alimentício verde para bolos e doces.

Dica: evite cortá-la para não soltar a baba dentro da folha.

A fruta é comestível?

Muito se fala a respeito das folhas dessa planta, porém, o fruto alaranjado e pequeno que ela oferece também é comestível. Pode ser usado para o preparo de sucos e compotas, por exemplo. Mas vale um aviso: ela se assemelha à nêspera, e possui espinhos e caroço. Retire essas partes antes de consumir a polpa.

A flor da ora-pro-nóbis também é comestível. Com sabor mais adocicado, vai muito bem com saladas e preparações frias.

Faz bem para a saúde?

Sim, a ora-pro-nóbis é rica em nutrientes como magnésio, ferro, cálcio, zinco, manganês, ácido fólico, vitaminas A e C, fibras e triptofano. Também é famosa pelo seu valor proteico, sendo excelente opção para substituir carnes no seu dia a dia.

Seu uso tem sido investigado como fator de proteção para doenças cardiovasculares e também no combate à desnutrição. Outras pesquisas estão avaliando os benefícios da PANC na prevenção e tratamento de:

  • Câncer
  • Doenças renais
  • Feridas e inflamações na pele
  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Reumatismo
  • Dores de cabeça
  • Hemorroidas,
  • Gastrite
  • Úlcera

Você sabia: a ora-pro-nóbis também é chamada em alguns locais como “carne verde”

Quer saber mais sobre a ora-pro-nóbis? Confira a seguir o nosso infográfico sobre mais curiosidades dessa planta:

info ora pro nobis

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Aline P. et al. Ripe Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata miller) fruits express high contents of bioactive compounds and antioxidant capacity. Rev. Bras. Frutic., 2018.

Letícia V. et al. Effects of the use of ora pro nobis (pereskia aculeta miller) on Human health. IJDR, 2021.

-

Assine nossa newsletter: