Ícone do site Nutritotal Para todos

Para que serve o biribiri?

Pé de biribiri

O Brasil é um país rico em vegetação e possui diferentes tipos de alimentos naturais que, muitas vezes, sequer ouvimos falar. Um exemplo é a ora-pro-nóbis, uma planta alimentícia não convencional popular em cidades do interior. E outra fruta típica da região de Minas Gerais vem ganhando popularidade: você sabe para que serve o biribiri?

Também chamada de bilimbi, essa frutinha verde e cítrica vem em forma de cacho nas árvores e é mais conhecida nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Usada principalmente no preparo de bebidas como sucos, chás, licores e caipirinhas, ela também pode agregar sabor aos pratos, virando picles, geleias, compotas, molhos e entradinhas.

Muita gente também gosta de usar o biribiri como substituto do limão, devido à sua acidez no preparo de pratos como carnes e saladas. E além de toda essa versatilidade, sabia que a fruta ainda é rica em nutrientes para a saúde? Veja alguns benefícios baseados em estudos científicos a seguir:

Para que serve o biribiri? Veja 4 benefícios!

Imagem: Shutterstock

Bom para a visão

O biribiri é fonte de carotenoides, fonte de vitamina A, auxilia na saúde da pele e, principalmente, na visão. Apesar de não ter uma quantidade tão alta quanto outras frutas como o mamão e a goiaba, o bilimbi ainda é superior a frutos similares, como a carambola.

Rico em vitaminas

A frutinha ácida possui uma série de vitaminas em sua composição. Em destaque, uma delas se mostrou bastante prevalente no biribiri: a vitamina C, ou ácido ascórbico. Importante para a prevenção de doenças como escorbuto e para compor as funções defensivas do organismo, estudos comprovam que a quantidade dela no fruto é superior a de outras fontes famosas de vitamina C, como a laranja e o limão.

Fonte de minerais

Não é só de vitaminas que a polpa do biribiri é composta. Minerais aliados da saúde imunológica, como o cobre e o zinco, são abundantes no alimento. Outros nutrientes incluem ainda o ferro e o manganês, que evitam problemas de saúde cardiovasculares e doenças como a anemia ferropriva.

Potencial antioxidante

Por fim, o bilimbi é rico em um componente essencial para o corpo e que faz parte do composto da vitamina E. Chamado de alfa-tocoferol, ele pode desempenhar uma atividade protetora em células do sistema nervoso central. Estudos comprovam que ele ajuda a reduzir o estresse oxidativo, agindo como um eliminador de radicais livres no organismo.

Quer conhecer mais sobre frutas exóticas? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile