fbpx


Quais são os benefícios do mamão papaia? Conheça mitos e verdades sobre a fruta

Postado em 29 de março de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Alimento é rico em nutrientes que vão além da saúde intestinal

Muita gente começa o dia saboreando um mamão, seja em sua forma natural ou misturado em vitaminas, smoothies e shakes. A doce escolha matinal tem fundamento: os benefícios do mamão papaia para a saúde são diversos, graças à variedade de nutrientes que ele oferece, como potássio e carotenoides.

Entre tantos efeitos, a vantagem mais conhecida atribuída à fruta é a forcinha que ela dá para quem sofre de prisão de ventre. Mas, cá entre nós, será que ela pode mesmo ajudar a ir ao banheiro? E as sementes da fruta? Será que podemos consumi-las também ou elas são tóxicas?

Como dá pra perceber, a fama dos benefícios do mamão é grande, mas quais efeitos de fato a fruta pode oferecer? Para desvendar os mitos sobre o alimento, analisamos estudos científicos e trouxemos as respostas que você estava procurando. Confira!

Mitos e verdades sobre os benefícios do mamão papaia

Fatias de mamão em prato e mão segurando

Imagem: Freepik

Mamão papaia ajuda a ir ao banheiro

Verdade. O mamão é rico em fibras, que, segundo estudos, são importantes no papel da liberação e absorção dos compostos bioativos no organismo, facilitando processos como a digestão.

O consumo de mamão pode ajudar na saúde e beleza natural da pele

Verdade. O mamão é rico em licopenos e betacarotenos, pigmentos naturais que estão relacionados com a formação da melanina e podem proteger o organismo de radicais livres, que atuam no envelhecimento da pele e de anexos.

As sementes de mamão são tóxicas para consumo

Mito. É possível consumir as sementes de mamão no seu dia a dia, seja junto à fruta ou em saladas e molhos. Assim como a polpa, elas possuem benefícios nutricionais, em especial pela presença de uma enzima chamada papaína, que pode ajudar na prevenção de doenças.

O mamão pode ajudar na luta preventiva contra células cancerígenas

Parcialmente verdade. Um estudo feito por brasileiros mostrou que a fibra do mamão papaia maduro pode inibir o surgimento de lesões pré-câncer no intestino. Porém, a análise foi feita em camundongos, e ainda faltam estudos em humanos para identificar esse potencial benefício da fruta.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do mamão papaia? Na editoria Mitos e Verdades do Nutritotal Para Todos desvendamos as fake news que envolvem os alimentos e mostramos, de maneira descomplicada, o que a ciência já descobriu sobre eles. Acesse aqui e mantenha-se bem informado!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Gustavo V. et al. Effect of dietary fiber on the bioaccessibility of phenolic compounds of mango, papaya and pineapple fruits by an in vitro digestion model. Food Sci. Technol., 2016.

Neethu S. et al. The surprising health benefits of papaya seeds: A review. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry, 2017.

Samira B. et al. Fibra do mamão papaia maduro pode inibir o surgimento de lesões pré-câncer no intestino. Jornal da USP, 2019.

Peter J. et al. Anti-inflammatory and immunomodulatory properties of Carica papaya. Journal of Immunotoxicology, 2016.

-

Assine nossa newsletter: