Receita de nhoque de mandioquinha é fácil e nutritiva

Postado em 5 de março de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Preparo vai turbinar o seu almoço

Cenourinha-amarela, batata-baroa, batata-salsa. Esses são apenas alguns dos nomes regionais que a mandioquinha recebe em todo o Brasil. Originário da região andina, o tubérculo ganhou o paladar dos brasileiros pela sua versatilidade na cozinha, podendo ser usado para o preparo de purês, chips, sopas, saladas e até em massas. Duvida? Então veja esta receita de nhoque de mandioquinha e comprove você mesmo todo o poder que o ingrediente pode oferecer na sua cozinha! E logo após o passo a passo veja, ainda, o que o alimento pode fazer pela sua saúde.

Receita de nhoque de mandioquinha

Quem ensina é a nutricionista Roberta Lara. Confira:

Receita de nhoque de mandioquinha no prato com molho de tomate

Imagem meramente ilustrativa | Freepik

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1h30min

Ingredientes:

  • 1,5 kg de mandioquinha
  • Sal a gosto
  • 1 ¼ xíc. (chá) de farinha de aveia ou trigo integral
  • 2 gemas
  • Farinha de aveia para polvilhar

Modo de preparo:

  1. Lave, descasque e corte cada mandioquinha. Transfira para uma panela grande e cubra com água. Ferva por aproximadamente 25 minutos, ou até ficarem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.
  2. Coloque as mandioquinhas em uma peneira e deixe escorrer bem a água. Amasse e tempere com o sal.
  3. Acrescente ¼ de xíc. (chá) da farinha de aveia para resfriar a mandioquinha. Adicione as gemas e amasse bem. Junte o restante da farinha aos poucos, até dar o ponto. Como verificar o ponto da massa? Com as mãos limpas, separe uma porção da massa e tente modelar uma bolinha sem que grude nas mãos. A quantidade de farinha de aveia utilizada na receita pode variar.
  4. Modele os nhoques: polvilhe a bancada com farinha. Retire uma porção de massa e, com as mãos, faça rolinhos de cerca de 1 cm de diâmetro. Com uma faca, corte os rolinhos a cada 2 cm. Passe cada nhoque pelos dentes de um garfo para formar ranhuras. Repita o processo com toda a massa.
  5. Leve ao fogo uma panela grande com água. Unte uma assadeira grande com azeite de oliva. Assim que a água ferver, adicione 1 colher de sal.
  6. Com uma escumadeira, mergulhe em torno de 8 a 10 nhoques por vez na água fervente. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques, escorrendo a água pela escumadeira, e transfira para a assadeira untada.
  7. Quando todos estiverem cozidos, sirva com molho de preferência: pode ser molho de tomate, molho branco e até pesto.

Ingrediente poderoso

Além de versátil na culinária, a mandioquinha também é uma fonte rica em diversos nutrientes, como, por exemplo, o potássio, o fósforo e o cobre. Ela também oferece energia com baixo teor de gordura e componentes funcionais, como os carotenoides.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI). Também é colunista do Nutritotal Público Geral. Instagram: @robertasoareslara Facebook: Instituto de Nutrição Roberta Lara.

Luz A. et al. Assessing the Nutritional Value of Root and Tuber Crops from Bolivia and Peru. Foods, 2019.

Assine nossa newsletter: