fbpx


4 ideias nutritivas para preparar as folhas de acelga

Postado em 19 de março de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Da comum à oriental, hortaliça é rica em vitaminas, fibras e muito mais

Conhecida por durar muitos dias na geladeira, a acelga é uma verdura muito utilizada em pratos orientais e que, aos poucos, tem ganhado espaço na mesa dos brasileiros. Seu sabor suave fez com que ganhasse adaptações culinárias ao redor do mundo inteiro, sendo diversas as receitas com acelga que se destacam na gastronomia e combinam muito bem com uma refeição nutritiva e prática no dia a dia.

Benefícios

Mas antes de chegarmos às dicas de receitas com acelga, vale conhecer suas propriedades. A versão mais vendida em feiras e mercados por aqui é a “acelga comum”, cujo nome científico é Brassica rapa subsp. pekinensis. Já nos países orientais, a que mais ganha fama é a acelga chinesa, ou bok choy (Beta vulgaris var. cicla). Em ambos os casos, é possível aproveitar os benefícios do vegetal para a saúde. Suas folhas são fontes de vitaminas C e K, magnésio, cálcio, potássio e ferro, além de compostos fitoquímicos, fenólicos e fibras.

E como posso fazer receitas com acelga?

Quer saber as melhores formas de preparo desse alimento? Confira as dicas da nutricionista Ana Carolina Vicedomini:

Acelga

A acelga chinesa (bok choy) pode ser encontrada no Brasil também e render pratos deliciosos | Imagem: Freepik

Crua

Para quem prefere “crocância” à mesa, a versão in natura é uma boa pedida. Basta temperar com seu condimento preferido e não esquecer de lavar as folhas.

Refogada

Com ajuda de uma panela, é possível aproveitar as folhas e também os talos para consumir a acelga refogada. Seu sabor pode ficar um pouco mais doce por conta da cocção.

Sopa

Use os caules e talos para preparar uma base de sopa. Já as folhas podem ser colocadas no meio do preparo, refogadas.

Kimchi

Uma das receitas com acelga mais popular da Coreia do Sul é o kimchi. O prato, que leva hortaliças fermentadas, é considerado a base alimentar dos coreanos e é uma ótima opção para acompanhar refeições (na Coreia, quase todas as refeições tem kimchi!). A versão tradicional é com acelga. Para fazer, basta temperar a acelga com seus condimentos prediletos e reservar em um pote de vidro, deixando na geladeira de um dia para o outro.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Ana Carolina Vicedomini é nutricionista pós-graduada em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo Ganep Educação, mestranda em Ciências em Gastroenterologia com ênfase em composição corporal do idoso na Faculdade de Medicina da USP e tutora do Ganep Educação. É também colunista convidada do Nutritotal Público Geral e tem em sua trajetória a área clínica hospitalar, atendimento em homecare e consultório. Acredita que a nutrição através da alimentação é importante para promoção da saúde e da qualidade de vida!

Zeineb M. et al. Wild edible Swiss chard leaves (Beta vulgaris L. var. cicla): Nutritional, phytochemical composition and biological activities. Food Research International, 2019.

-

Assine nossa newsletter: