fbpx

4 vitaminas e suplementos que todo paciente bariátrico precisa tomar

Postado em 11 de julho de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Fique de olho, pois as doses podem variar de acordo com o tipo de cirurgia realizada

A cirurgia bariátrica pode causar grandes alterações nutricionais por comprometer a ingestão, digestão e absorção de nutrientes. Por isso, o paciente precisa estar atento antes, durante e depois do procedimento para que não ocorram complicações no organismo. E um desses cuidados pode incluir uma rotina de suplementos vitamínicos para bariátricos no pós-operatório.

Um estudo feito pela British Obesity and Metabolic Surgery Society (BOMSS) sugere que os pacientes que passaram por esse tipo de cirurgia talvez precisem tomar suplementos nutricionais ao longo da vida, além de manter uma dieta equilibrada.

Entretanto, a conformidade desses suplementos vitamínicos para bariátricos precisa ser verificada regularmente por um profissional de saúde, pois varia de acordo com o tipo de cirurgia realizada em cada paciente.

A seguir, confira alguns dos principais suplementos indicados para os pacientes bariátricos de acordo com dados da BOMSS e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).

Suplementos vitamínicos para bariátricos

Veja alguns dos mais indicados para esses pacientes.

Mesa com colheres de pau com pílulas de suplementos

Quem passou por cirurgia bariátrica pode precisar de suplementos, além de manter uma dieta equilibrada | Imagem: Shutterstock

Ferro

Quando está baixo no organismo pode causar a anemia ferropriva, já que diversos mecanismos do corpo estão ligados a esse nutriente. A suplementação de ferro pode ser recomendada para todos os tipos de cirurgia bariátrica, variando apenas a dose em cada caso.

Vitaminas do complexo B

A vitamina B12 e a vitamina B9 (ácido fólico), entre outras desse grupo, são necessárias para evitar dores, fadiga, cãibras, rachaduras na boca e língua, perda de memória, paralisias, confusão mental, entre outros problemas de saúde.

Cálcio e vitamina D

Necessário para manter a saúde dos ossos, o uso do mineral e da vitamina pode ser fundamental para quem passou por cirurgias que envolvem desvio intestinal.

Vale ressaltar que os nutrientes podem ser encontrados isolados ou combinados (polivitamínimo e mineral). E como consumir, quantidades e frequências devem ser estabelecidos por profissionais de saúde. Além disso, a recomendação de micronutrientes para pacientes após a cirurgia é uma recomendação muito particular que deve ser feita pelo profissional de saúde.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

GP Guidance: Management of nutrition following bariatric surgery. British Obesity and Metabolic Surgery Society (BOMSS), 2014.

Rizolli, J. Vitaminas e suplementos no Pós-Operatório de Cirurgia bariátrica. Será mesmo necessário? Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), 2016.

Leia também