fbpx

Tempero caseiro curinga sem sal (mas com muito sabor!)

Postado em 16 de julho de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Com apenas três ingredientes, você consegue diminuir o sódio no seu dia a dia

Os temperos brasileiros são conhecidos por dar aquele gostinho único e especial nos alimentos do nosso dia a dia. E um dos mais usados é, sem dúvidas, o sal de cozinha, ou cloreto de sódio. Porém, seu uso excessivo pode causar uma doença crônica que afeta a saúde do coração, a hipertensão arterial. É por isso que optar por um tempero sem sal pode ser uma ótima alternativa.

Na sua própria cozinha você encontra alimentos que podem substituir o sal, mas também dá para fazer preparos caseiros muito saborosos que não levam o ingrediente, e que também conferem um gosto delicioso aos pratos.

Como fazer um tempero sem sal

Segundo a nutricionista Beatriz Valverde, uma alternativa ao uso do sal de cozinha é o chamado sal de ervas. Ele é feito sem o uso do cloreto de sódio, mantendo apenas o frescor de determinadas ervas que ajudam a dar sabor em refeições como carnes, assados, arroz, legumes e massas.

Com apenas três ingredientes que podem ser encontrados em todo o Brasil, você pode diminuir o consumo de sódio no seu dia a dia. Veja a receita.

Mesa com ervas

O sal de ervas é fácil de preparar | Imagem: Shutterstock

Sal de ervas

Rendimento: Aprox. 20 colheres (chá)

Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes
1 xíc. (chá) de alecrim seco
1 xíc. (chá) de manjericão seco
1 xíc. (chá) de orégano seco

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata durante cinco minutinhos.
  2. Quando formar uma mistura, guarde em um recipiente de vidro e utilize no lugar do sal quando for preparar uma receita de carne, vegetais ou massas.
  3. Você pode variar no uso das ervas, experimentando misturas como louro, estragão e coentro.
  4. Outra dica é misturar esse sal de ervas a temperos como alho e cebola para usar em refogados.

Por que o excesso de sal merece atenção

Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2013, a prevalência de pressão alta na população brasileira foi de 24%. No mesmo ano, a OMS estabeleceu a meta global de redução de 30% do consumo total de sódio até 2025 e uma das ações-chave utilizadas é a redução do teor de sódio em produtos processados.

No Brasil, a contribuição do sal de cozinha e de condimentos à base de sal se destaca negativamente, segundo um estudo divulgado no Caderno Nacional de Saúde Pública. Por esse motivo, substituir o sal usado no preparo de receitas pode ajudar a diminuir o número de hipertensos.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Beatriz Valverde é nutricionista clínica e pós-graduanda em nutrição esportiva funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.

de Moura Souza A, Souza BSN, Bezerra IN, Sichieri R. Impacto da redução do teor de sódio em alimentos processados no consumo de sódio no Brasil. Cad Saúde Pública 2016; 32:e00064615.

Leia também