fbpx

Teste: você sabe o lugar de origem de cada uma destas frutas exóticas?

Postado em 19 de novembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

As frutas que você encontra no mercado podem ser originárias de várias partes do mundo

De nomes diferentes, formatos peculiares e sabor único, as frutas exóticas vêm, aos poucos, conquistando seu espaço na mesa dos brasileiros. Espaço que, aliás, é mais do que merecido: altamente nutritivas, essas espécies podem contribuir – e muito – com a saúde. E sabia que, por mais desconhecidas que algumas dessas frutas ainda sejam, boa parte delas têm origem brasileira?

É isso mesmo. As terras tupiniquins produzem muito além de laranjas e bananas. Será que você sabe quais frutas exóticas são também originárias do solo nacional? Faça o nosso teste a seguir, baseado no livro Exotic Fruits – Reference Guide, e tente adivinhar da onde surgiram algumas dessas espécies diferentes.

Você sabe a origem destas frutas exóticas?

Escolha uma opção para cada uma das perguntas a seguir e clique sobre ela para conferir a resposta correta. Boa sorte!

Caqui, uma fruta exótica de origem asiática

O caqui é uma fruta exótica rica em antioxidantes e vitamina C | Imagem: Freepik

1. Entre as frutas exóticas, o tamarindo se destaca pelo uso em sucos, geleias e compotas. Sua origem vem das regiões:

Se você respondeu C, acertou. Nativo da África e do sul da Ásia, o tamarindo cresce até 1.500 m acima do nível do mar. Sua polpa macia e suculenta é rica em nutrientes, eletrólitos, vitaminas e minerais. Estuda-se o seu uso para diminuir os níveis de açúcar no sangue.

2. O marmelo é um fruto adocicado e de tom amarelo. Usado no preparo da marmelada, seu local de origem é a Ásia ocidental, mas um estado brasileiro se destaca pela grande produção do alimento. Trata-se de:

Ponto para quem disse B, Minas Gerais. A produtividade média de marmelo no Brasil gira em torno de 10 toneladas por hectare, sendo Minas o estado com maior produção. É rico em betacaroteno, licopeno e outros carotenoides. Pode ser usado para o preparo de compotas, geleias e bolos.

3. A pitaia, ou fruta-do-dragão, é consumida em vários lugares do mundo. Sua origem vem da região:

Acertou quem respondeu A, América Central e do Norte. Apesar de ser produzida em dezenas de países, como os do sudeste asiático e o Japão, a pitaia é originária do Caribe e do sul do México. Saiba mais sobre os benefícios da pitaia clicando aqui.

4. O caqui é produzido em vários lugares do mundo. Os países abaixo são alguns dos maiores produtores da fruta, exceto um, que é:

Quem respondeu D, Estados Unidos, acertou. Os maiores produtores de caqui do mundo são China, Coréia, Japão, Espanha e Brasil. Com sabor adstringente, seu consumo tem crescido como fonte de minerais, vitamina C e antioxidantes.

O consumo regular de frutas é uma das recomendações de nutricionistas para fortalecer as defesas do organismo e afastar doenças. Veja os benefícios desses e de outros alimentos para a sua saúde no nosso vídeo 5 dicas para turbinar a imunidade.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Sueli R. et al. Exotic Fruits Reference Guide. ScienceDirect, 2018.

Leia também



Assine nossa newsletter: