fbpx


Crianças que fazem refeições em família comem mais vegetais

Postado em 15 de dezembro de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Refeições com pais e filhos trazem benefícios ao longo da vida

Com o avanço da tecnologia, tanto os adultos quanto as crianças podem acabar trocando as refeições em família por um programa de televisão, uma conversa no celular ou uma partida de videogame. Mas a consequência, segundo a ciência, pode impactar não só nos laços familiares como também na saúde e desenvolvimento infantil.

Um estudo feito pelo periódico Nutrition Journal descobriu que os pequenos que almoçam com a família acabam comendo mais vegetais e frutas ao longo da vida do que àqueles que comem de forma isolada.

Para descobrir o comportamento infantil em relação às escolhas alimentares, a pesquisa realizou um questionário avaliando o comportamento das mães e dos filhos durante as refeições e preencheu o diário alimentar ao decorrer de três dias de cerca de 190 crianças.

Benefícios das refeições em família

Família almoçando em harmonia

Imagem: Shutterstock

De acordo com o resultado dos questionários, o consumo de médio de vegetais e frutas entre as crianças que realizavam as refeições ao lado das mães foi de, aproximadamente, 67%.

O teste também levou em conta outros membros da família além das mães que fizessem a refeição junto aos pequenos, como pais, avós e tios, e o resultado também foi acima da média se comparado aos filhos que almoçavam individualmente e que se distraíam com outros meios como celulares, televisão e videogame.

Como recomendação, os cientistas sugerem que, para aumentar a ingestão de frutas e vegetais, o primeiro passo está em desenvolver bons hábitos alimentares entre os pais, evitando a pressão jogada nas crianças, e assim, permitindo um crescimento mais saudável em família. A ciência também recomenda que os meios eletrônicos sejam desligados durante as refeições, para melhorar a atenção plena no momento da alimentação.

Veja também: como fazer com que seu filho coma mais legumes no dia a dia

Para conferir mais dicas sobre nutrição infantil, visite nosso Instagram.

*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Xiyao L. et al. Maternal feeding practices and toddlers’ fruit and vegetable consumption: results from the DIT-Coombe Hospital birth cohort in Ireland. Nutrition Journal, 2021.

-

Assine nossa newsletter: