fbpx


Por que o selênio é importante para quem tem doenças crônicas?

Postado em 29 de julho de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Mineral pode ajudar na prevenção de problemas de saúde

O selênio é um mineral importante para a saúde, pois ajuda a regular os hormônios e a prevenir alterações no colesterol e na tireoide. Presente em alimentos como a castanha-do-brasil e o salmão, os cientistas agora têm estudado, também, como o nutriente pode atuar contra doenças crônicas.

Um estudo publicado pelo periódico Nutrients investigou como a deficiência de selênio pode estar relacionada com o surgimento de doenças como o câncer e o diabetes. Isso porque a falta do mineral pode afetar o estresse oxidativo e as células de defesa do organismo. Confira os resultados a seguir.

Alimentos ricos em selênio, como carnes e castanhas

Imagem: Freepik

Selênio x doenças crônicas: efeitos em análise

Também existem relatos que apontam os níveis baixos de selênio como possíveis responsáveis por doenças como hipertensão, dislipidemia e o surgimento de aterosclerose. Além disso, há evidências de que a falta do nutriente possa afetar a fertilidade, tanto em homens quanto mulheres.

Porém, por mais que a pesquisa mostre que existe uma relação entre o selênio e a prevenção de doenças crônicas, ainda faltam mais estudos para elucidar seus efeitos.

Mas enquanto aguardamos as boas novas da ciência, fato é que o selênio é um aliado da saúde e diversos alimentos-fonte desse nutriente são opções nutritivas para a alimentação diária. Veja alguns exemplos a seguir e aposte no selênio nas suas próximas refeições e lanches:

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Wenli H. et al. Food Sources of Selenium and Its Relationship with Chronic Diseases. Nutrients, 2021.

-

Assine nossa newsletter: