Como manter o foco na dieta? 5 dicas que podem ajudar!

Postado em 5 de dezembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Confira o que fazer para não deixar a sua mente se distrair com comida

Para quem está em uma dieta para redução de peso, qualquer final de semana ou dia mais frio pode soar como uma tentação para dar aquela famosa “escapadinha”. Mas para atingir os objetivos que você deseja, é necessário aprender como manter o foco na dieta, e o primeiro passo para isso é entender o que pode estar te atrapalhando.

Para te ajudar, listamos cinco dicas que podem contribuir para evitar as sabotagens no seu objetivo de perder peso (e que, muitas vezes, sequer percebemos que pode ser um problema para a alimentação). Confira a seguir:

5 dicas sobre como manter o foco na dieta

Veja o que os estudos científicos têm revelado como eficiente para dietas bem-sucedidas

Mulher sentada ao lado de mesa repleta de alimentos saudáveis, como frutas e verduras, fazendo anotações em um caderno e sorrindo

Com os cuidados certos, dá para manter o foco | Imagem: Shutterstock

Evite o acesso aos alimentos ultraprocessados

Que tal começar dando uma olhada geral nos seus armários, despensa e geladeira? Se você tiver fácil acesso a salgadinhos, balas, congelados e outros tipos de alimentos processados, você pode acabar comendo um pedacinho por impulso. Segundo um estudo divulgado no periódico Cell Metabolism, as dietas ricas em alimentos ultraprocessados podem causar uma ingestão excessiva de calorias e, por consequência, ganho de peso.

Mas invista naqueles ricos em fibras

Por outro lado, comidas ricas em fibras, como verduras, frutas e cereais, podem ser aliadas da dieta graças a esse componente. Uma pesquisa divulgada pelo European Journal of Clinical Nutrition mostra que a adição de fibra na alimentação pode melhorar a saciedade, diminuindo a velocidade de absorção de vários nutrientes, incluindo a gordura.

Não coma alimentos que você não goste

Para os pesquisadores de um estudo da revista Psychology & Marketing, um dos erros mais comuns entre os adeptos das dietas para emagrecimento é que eles tendem a abandonar seus alimentos favoritos e substituí-los por opções menos desejáveis. A pesquisa demonstrou que dietas bem-sucedidas se concentram em adicionar alimentos saudáveis que sejam do agrado ao paladar de seus praticantes.

Prefira não comer grandes quantidades de alimento à noite

Outra recomendação dada pelos cientistas é abolir aquele lanche calórico antes de dormir. Isso porque, de acordo com uma pesquisa divulgada no BMC Public Health, a ingestão noturna de alta quantidade de alimentos é um fator considerado de risco para o surgimento da síndrome metabólica e da obesidade.

Conte com a ajuda de um nutricionista

Por fim, mas não menos importante, consulte sempre um profissional formado em nutrição para adequar o seu plano alimentar de um jeito mais saudável e compatível com as suas necessidades.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Hall K. et al. Ultra-Processed Diets Cause Excess Calorie Intake and Weight Gain: An Inpatient Randomized Controlled Trial of Ad Libitum Food Intake. Cell Metabolism, 2019.

Andrew W. et al. Dietary fat, fibre, satiation, and satiety—a systematic review of acute studies. European Journal of Clinical Nutrition, 2018.

David M. et al. Your diet plan isn’t working? New research explains why. Psychology & Marketing, 2016.

Yoshida J. et al. Association of night eating habits with metabolic syndrome and its components: a longitudinal study. BMC Public Health, 2018.

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