fbpx


Aprenda a fazer overnight oats, a receita para um café da manhã nutritivo e saudável

Postado em 7 de maio de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça o preparo que leva aveia e que é ideal para começar bem o dia

Quer variar no seu cardápio do café da manhã, indo além da fatia de pão ou da tapioca? Então que tal preparar uma receita que tem ganhado fama pelos seus benefícios à saúde e por ser, ao mesmo tempo, saborosa? Conheça a overnight oats, feita à base de cereais e frutas.

Como o nome em inglês sugere, o preparo feito durante a madrugada leva aveia embebecida em leite ou um derivado como iogurte, e chia. Com isso, a aveia forma uma mistura com os outros ingredientes, formando uma opção de lanche saudável.

Ajuda no índice glicêmico

De acordo com um estudo publicado pelo European Journal of Clinical Nutrition, a aveia pode provocar uma resposta glicêmica mais baixa do que a maioria dos outros cereais matinais. Com isso, os cientistas decidiram comparar o seu uso em uma receita de overnight oats comparada a um creme de arroz.

Como conclusão, a pesquisa mostrou que a aveia embebida durante a noite em leite desnatado pode provocar respostas glicêmicas e insulinêmicas significativamente menores do que o arroz cremoso cozido, quer os cereais sejam consumidos sozinhos ou com acompanhamentos.

A seguir, a nutricionista Roberta Lara ensina como preparar essa receita tão saborosa:

Receita de overnight oats

Sem desculpas para pular o café da manhã: esse alimento você prepara um dia antes e deixa na geladeira. Pela manhã, é só consumir!

Overnight oats em pote de vidro sobre mesa. Ele está em cima de tábua redonda de madeira, com uma colher cheia de aveia ao lado e grãos de aveia ao redor e um pote branco pequeno.

Receita leva alimentos como banana, aveia e iogurte | Imagem: Shutterstock

Ingredientes:

  • 1 iogurte grego natural
  • 1 col. (café) de cacau em pó
  • 2 col. (sopa) de aveia (ou amaranto)
  • 1 col. (sobremesa) de semente de chia
  • 1 banana prata
  • 1 punhado de goji berry ou mix de frutas vermelhas desidratadas
  • 1 fio de mel
  • Nozes picadas

Modo de preparo:

  1. Misture metade do iogurte grego com o cacau em pó e a aveia; e a outra metade com a chia.
  2. Para montar, coloque uma camada de iogurte com aveia e cacau, rodelas da banana, iogurte com a chia, o goji berry e finalize com o mel.
  3. Deixe de um dia para o outro na geladeira.
  4. Consuma com nozes picadas por cima.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Roberta Lara é proprietária e responsável técnica do Instituto de Nutrição Roberta Lara. Mestre e doutora em Investigação Biomédica, na área de Concentração Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional (LABGEN) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Núcleo de Nutrição e Saúde Cardiovascular do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Membro do Comitê Científico Consultor Institucional Life Sciences Institute (ILSI).

Thomas W. et al. Glycaemic and insulinaemic impact of oats soaked overnight in milk vs. cream of rice with and without sugar, nuts, and seeds: a randomized, controlled trial. European Journal of Clinical Nutrition, 2018.

-

Assine nossa newsletter: