Você sabe como consumir carboidratos sem prejudicar a dieta?

Postado em 24 de junho de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Veja a quantidade diária desse nutriente que você precisa no seu dia a dia

Os carboidratos são um dos três macronutrientes essenciais para o nosso organismo, ao lado das gorduras e das proteínas. Porém, muitos os consideram como os “vilões da dieta”, já que as calorias e açúcares ingeridos podem comprometer o peso e o Índice de Massa Corporal (IMC).

Mas será que dá para unir uma alimentação equilibrada com carboidratos e, ainda assim, queimar calorias? A resposta é sim! Basta entender a melhor forma de incluir esse tipo de nutriente no dia a dia, sem ter que se preocupar com a dieta.

Faça o nosso teste a seguir, baseado em estudos científicos, e descubra como consumir carboidratos sem medo.

Teste: como consumir carboidratos sem prejudicar a dieta?

Mulher comendo pão

Imagem: Freepik

1. Qual deve ser a porcentagem média de carboidratos para consumo diário?

Se você respondeu A, acertou. Para um adulto saudável, a porcentagem de carboidratos, em média, deve ser equivalente a 45 a 65% da dieta diária. Porém, a quantidade pode variar de acordo com o tipo de carboidrato consumido (se é composto de fibras e amido ou apenas açúcares) e de fatores como idade, gênero e comorbidades já existentes. Procure seu nutricionista para saber a quantidade ideal.

2. Para atingir um nível moderado de consumo de carboidratos, o ideal é limitar carboidratos refinados e açúcares, em especial:

Ponto para quem respondeu B. A sacarose está presente em alimentos como doces, pães e massas. É considerado um açúcar adicionado na maioria dos casos e, por isso, pode ser evitado. Já a lactose (do leite) e a frutose (das frutas) podem ser consumidas com moderação.

3. Não quer abrir mão de comer batata durante a semana? Então é preciso se atentar ao método usado para a sua cocção. É melhor evitar a batata:

Acertou quem disse A, frita. Estudos mostram que não há relação entre o consumo de batata convencional com o aumento do IMC nas formas cozida, amassada, assada ou como base alimentar. Em contrapartida, a versão frita pode causar ganho de peso. Saiba mais clicando aqui.

4. Além do ganho de peso e aumento do IMC, o excesso de carboidratos pode apresentar outros sinais no corpo, como:

Quem respondeu D, acertou. Dentre os fatores que o excesso de carboidratos na alimentação pode causar, é possível citar aumento no índice glicêmico, na pressão arterial e passar noites em claro por conta da insônia.

E a dieta low carb, é uma boa? A nutricionista Danielle Fontes responde aqui.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Oh R. et al. Low Carbohydrate Diet. StatPearls, 2021.

Maria S. et al. Carbohydrates, Starch, Total Sugar, Fiber Intakes and Food Sources in Spanish Children Aged One to <10 Years—Results from the EsNuPI Study. Nutrients, 2020.

Assine nossa newsletter: