Estudo revelou como a suplementação pode combater as consequências do Sars-CoV-2
Com a pandemia de Covid-19, novos hábitos passaram a fazer parte da rotina, como o uso de máscara, a higiene das mãos, o respeito às medidas de distanciamento e isolamento social. Tudo isso com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus e evitar infecções. E, também para essa finalidade, entra ainda na conta de muita gente o uso de suplementos e vitaminas, em especial a vitamina D. Mas será que, de fato, a ingestão de vitamina D pode ser capaz de reduzir o risco de infecção por Covid-19?
Para descobrir essa relação, um estudo publicado pelo periódico The American Journal of Clinical Nutrition investigou o uso habitual de suplementos de vitamina D em relação à doença em mais de 8 mil adultos durante três meses. Confira os resultados a seguir.
Vitamina D x novo coronavírus
Como resultado, os cientistas descobriram que o uso por hábito de suplementos de vitamina D foi significativamente associado a um risco menor de até 34% da infecção causada por Covid-19.
Porém, eles também consideram existir a possibilidade de que essa associação seja devido a uma possível confusão residual, e, portanto, sugerem que mais ensaios clínicos sejam realizados para compreender esses resultados.
Vale lembrar que a vitamina D pode ser obtida por meio dos alimentos. Clique aqui e conheça as maiores fontes naturais do nutriente. A suplementação é recomendada apenas em casos específicos e deve ser feita sempre com a recomendação de um especialista. Para saber se no seu caso o consumo da vitamina em cápsulas é necessário, converse com o seu nutricionista. E lembre-se: medidas eficazes comprovadas contra o novo coronavírus são vacina e as já conhecidas medidas de proteção mencionadas no início do post (e que continuam necessárias mesmo depois da imunização). Uma boa alimentação também pode ajudar, mas não deixe o básico de lado, combinado? Proteja-se!
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Hao M. et al. Habitual use of vitamin D supplements and risk of coronavirus disease 2019 (COVID-19) infection: a prospective study in UK Biobank. The American Journal of Clinical Nutrition, 2021.