Veja o que a ciência já sabe sobre os benefícios da alimentação vegetariana
Deixar de comer carne ajuda diretamente a evitar doenças do coração? Essa é uma dúvida que persiste entre pessoas que querem diminuir o consumo de alimentos de origem animal no dia a dia, principalmente em busca de hábitos mais saudáveis.
Estudos apontam que o consumo diário de carne pode, de fato, ser prejudicial à saúde, estando relacionado, inclusive, com um aumento de risco de câncer de mama. Mas será que trocar o alimento por fontes vegetais é o suficiente para evitar riscos cardiovasculares?
Para descobrir se tal restrição pode ser benéfica, um estudo de revisão publicado pelo periódico American Journal of Preventive Cardiology comparou a dieta vegetariana e a não vegetariana em relação à mortalidade por doença isquêmica do coração, cerebrovascular e por todas as causas.
Ao todo, oito pesquisas observacionais foram comparadas, em um período equivalente a mais de 10 anos de análises para entender os benefícios e riscos presentes na alimentação vegetariana. Confira as descobertas a seguir.
Coração protegido
Como resultado, a dieta vegetariana foi associada a um risco reduzido de mortalidade por doença isquêmica do coração em comparação com o outro estilo alimentar. Contudo, não foram apresentadas mudanças de efeito sobre todas as causas e por mortalidade cerebrovascular.
Com isso, os pesquisadores sugerem que os resultados devem ser considerados com cautela, pela baixa certeza das evidências.
Eles ressaltam ainda que a dieta vegetariana deve ser levada em conta entre pessoas que possuem fatores de risco para doença arterial coronariana, visto que cessar o consumo de carne pode ser benéfico para evitar esse tipo de doença. Vale ressaltar que o Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda que todas as pessoas devem ter um consumo moderado de carne vermelha.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Ahmad J. et al. Meta-analysis of effect of vegetarian diet on ischemic heart disease and all-cause mortality. American Journal of Preventive Cardiology, 2021.