A dieta da grávida que reduz o risco de diabetes gestacional

Postado em 18 de janeiro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Veja quais cuidados nutricionais podem ajudar a minimizar o risco

Mulher grávida segurando uma maçã verde e fazendo sinal de negativo com a outra mão para prato com donuts que está ao lado dela

Alimentos ricos em fibras, como frutas, minimizam o risco de diabetes gestacional | Imagem: Shutterstock

Durante a gravidez, é preciso manter um cuidado constante com a saúde da futura mamãe e do bebê que está a caminho. Em relação à mulher, uma das doenças que pode acometê-la é o chamado Diabetes Mellitus Gestacional (DMG). A boa notícia é que uma dieta adequada pode contribuir para diminuir o risco do diabetes gestacional.

De acordo com a nutricionista Ana Carolina Vicedomini, a doença pode ser controlada com modificações de estilo de vida, para que as mamães tenham uma gestação com menores riscos e desfechos positivos.

Essas mudanças foram analisadas em um recente estudo divulgado no periódico Nutrition. Nele, cerca de 785 gestantes no Brasil participaram com o objetivo de identificar padrões alimentares durante a gravidez, como o consumo de fibras, resistência insulínica e sua relação com o DMG.

Assista também: 4 dúvidas sobre ganho de peso na gravidez

Como deve ser a dieta contra o diabetes gestacional?

Os pesquisadores descobriram que as gestantes que tinham um padrão alimentar com alto consumo de carboidratos refinados (como arroz, macarrão e pão) e, ao mesmo tempo, baixo consumo de fibras, tinham maiores chances de desenvolverem resistência insulínica e uma maior possibilidade de desenvolverem o DMG.

Segundo Ana Carolina, para tentar minimizar esses riscos, as orientações nutricionais incluem, por exemplo, evitar ganho de peso excessivo para reduzir os riscos de complicações fetais.

“A dieta da gestante deve ser equilibrada de macronutrientes com: 40%-55% de carboidratos, 15%-20% de proteínas e 30%-40% de gorduras. Também deve ser fracionada de 5 a 6 refeições ao dia, priorizando o consumo de alimentos ricos em fibras como cereais integrais, hortaliças e frutas com bagaço”, Ana Carolina Vicedomini, nutricionista

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Ana Carolina Vicedomini é especialista em Terapia Nutricional, pesquisadora do grupo CEGECC-FMUSP e tutora do Ganep Educação.

Sartorelli D. et al. Dietary patterns during pregnancy derived by reduced-rank regression and their association with gestational diabetes mellitus. Nutrition, 2019.

Leia também



Assine nossa newsletter: